O turismo gastronômico permite que os turistas conheçam um novo destino através dos pratos típicos do local e proporciona aos viajantes novas vivências por meio da apreciação de comidas e bebidas, que valorizam a história da região
A história, a cultura e as peculiaridades de um destino podem ser conhecidas por meio de visitas a museus e pontos turísticos, mas também através da gastronomia local. Descobrir a forma como aquela receita foi criada e o que ela representa para os moradores pode ser fascinante. O turismo gastronômico proporciona aos viajantes novas vivências por meio da apreciação de comidas e bebidas, que valorizam a história da região.
Entre algumas das atividades que a modalidade oferece são: tour para experimentar comidas de rua; comer em restaurantes tradicionais; realizar rotas de produtos regionais, como café e vinho; visitar feiras, mercados locais, fazendas e vinícolas; degustação de pratos e bebidas típicas; e outros. “O turismo gastronômico é especial em diversos aspectos, mas principalmente por possibilitar uma viagem inesquecível por meio do sabor”, afirma Carlos Eduardo Pereira, Diretor Executivo da Bancorbrás Turismo.
Veja também as mais lidas do DT
Sonhar com uma tradicional paella espanhola em Valência, na Espanha; com uma deliciosa bacalhoada em Lisboa, em Portugal; ou com uma bela moqueca baiana em Salvador, na Bahia. O diretor explica que pesquisar sobre a culinária e restaurantes famosos de determinado local pode ser o ponto inicial do planejamento para uma viagem. “Viagem e gastronomia são atividades inseparáveis”, afirma.
“É impossível viajar e não aproveitar uma comida típica, pois mesmo que a pessoa opte por se alimentar apenas de fast-food, o que não é recomendado, esses estabelecimentos oferecem opções com itens locais e tradicionais do país”.
Turismo gastronômico no Brasil
A gastronomia brasileira é conhecida por ilustrar a rica identidade do país. Cada região possui os pratos e alimentos típicos que transformam receitas em uma verdadeira experiência única para os turistas, sejam eles nacionais ou estrangeiros. No Nordeste, por exemplo, os viajantes podem se deliciar com Acarajé, Baião de Dois, Vatapá, Munguzá e outros.
Já no Norte, o Pato no Tucupi, o Tacacá e a Maniçoba se destacam. No Centro-Oeste o Arroz com Pequi, o Empadão e a Galinhada ganham espaço nas cozinhas. No Sul do país o Chimarrão, o Barreado e a Costela fogo-de-chão fazem parte do dia a dia dos gaúchos.
E no Sudoeste as pessoas podem aproveitar a Feijoada, o Frango com Quiabo e a Moqueca Capixaba, por exemplo. “A nossa culinária é sem dúvidas um dos nossos principais patrimônios culturais. Os nossos pratos contam a nossa história diversa”
Reconhecimento internacional
A gastronomia brasileira vem ganhando destaque no cenário global. Segundo a última edição do Latin America’s 50 Best Restaurants, que consagra os 50 melhores restaurantes da América Latina, nove estabelecimentos nacionais conquistaram espaço no ranking. A lista é montada a partir de avaliações realizadas por um grupo de 300 pessoas composto por críticos de culinária, chefs e jornalistas.
A Bancorbrás Turismo oferece diversas opções de pacotes de viagem para os mais variados destinos no mundo. A empresa, além de passagens aéreas e hospedagem, também oferece, como complemento de viagem, traslado para aeroporto/hotel/aeroporto e passeios, seguro-viagem e outras comodidades.
“Os pacotes podem ser personalizados, de acordo com os desejos e necessidades de cada viajante e os clientes podem incluir no roteiro visitas a passeios e outras atrações”, finaliza o diretor.
Para mais informações basta acessar o site ou ligar para 3004 9912 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 9912 (demais localidades).