Sintonizada às demandas cada vez mais exclusivas de seus clientes e preparada para contemplar agências de viagens parceiras com maior autonomia nas vendas, a Bancorbrás Turismo acelera o passo
A contratação de viagens, com a compra de serviços, produtos e destinos está em franca expansão e respira aliviada nesse início de exercício, depois de 2022 ter se mostrado um período de efetiva retomada. Assim, o cenário que a operadora vislumbra para os próximos meses carrega nas cores do otimismo.
Christian Soliva, Coordenador de Negociações e Produtos da Bancorbrás, relata que a meta é cada vez mais “satisfazer as necessidades e intenções dos clientes”. E, para isso, não economiza em opções inusitadas, exemplo das casas para temporada, nicho novo que tem apresentado procura entre as opções disponíveis no portfólio da empresa, segundo ele.
Para os parceiros comerciais, o reforço na distribuição: novo sistema de reservas está sendo implantado para facilitar e ampliar a autonomia das vendas. A tecnologia também é aliada do Clube de Turismo que “tem sempre melhorado suas plataformas de reservas e oferece serviços complementares aos associados de forma online, além das reservas de hotéis”, salienta Soliva.
Veja também as mais lidas do DT
Para o viajante que busca na Bancorbrás alternativas, novos destinos vêm sendo apresentados para fugir do trivial, como Maldivas, Suíça e países do Oriente Médio.
Contudo, apesar dos clientes estarem destemidos em visitar destinos mais inusitados, “ainda temos os conservadores que procuram por lugares mais tradicionais para desembarcar”, acentua Soliva.
Portugal, Estados Unidos, Argentina, França, Espanha e Caribe continuam em alta, sendo Portugal e Estados Unidos ainda os mais procurados, em 2022, conforme balanço da operadora.
“As casas para temporada são um nicho que tem apresentado procura, entre as opções disponíveis no portfólio da Bancorbrás Turismo”, comentou Christian Soliva, Coordenador de Negociações e Produtos da Bancorbrás.
Há, entretanto, fatores que vão além das formas corriqueiras de eleger a viagem. Soliva relata que, a cada dia, um novo produto ou destino diferente entra em evidência, seja por conta de um filme, novela, série ou apenas por ter alcançado destaque na internet. A Bancorbrás se mantém atenta a essas tendências e, sempre que possível, avalia a oportunidade de incluir novos roteiros à sua oferta.
Entre as localidades no Brasil, nas quais a regra é fugir da rotina, estão: Barra Grande, no Piauí; Alter do Chão, no Pará e Ipojuca, em Pernambuco, que acusaram grande demanda, no ano passado. Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, também voltaram a crescer em reservas, de acordo com o representante da operadora.
“Em 2022, vimos a latente retomada do turismo, com os clientes buscando novidades e destinos, principalmente nas regiões mais próximas de casa”, considera ele. Para o atual exercício, há a previsão de que a demanda se concentre ainda nas opções pelo Brasil como um todo, principalmente praias do Nordeste.
Mas, não apenas de sol e mar vive a venda de roteiros nacionais. O Coordenador da Bancorbrás assinala que o País vem investindo em muitos empreendimentos na Região Sul, com atrações inauguradas em Gramado e Serra Gaúcha, como também nas Serras Catarinenses.
Ainda distante do pé-na-areia a procura se desloca para o Centro-Oeste, que tem como destinos que estão na preferência do viajante como Caldas Novas, Pirenópolis e também Brasília.
O desejo de viajar
Soliva ressalta que viajar voltou a compor a lista de desejos dos brasileiros e que os destinos estão se reinventando para receber novamente o turista.
Outro aspecto relevante, na avaliação dele, nesse movimento de retorno às viagens é que, apesar da internet oferecer de tudo, os clientes ainda estão preferindo o contato humano, uma conversa com um especialista em turismo e a possibilidade de fechar toda a viagem – produtos, serviços e destinos – num único lugar.
“O cliente quer a garantia de que a empresa irá honrar com seus compromissos e auxiliar em todo o processo da viagem, desde o auxílio na escolha do destino e hotel, processos de venda, e também suporte em qualquer eventualidade durante o percurso”, complementa.
“O País vem investindo em muitos empreendimentos na Região Sul, com atrações inauguradas em Gramado e Serra Gaúcha, como também nas Serras Catarinenses”, Christian Soliva, Coordenador de Negociações e Produtos da Bancorbrás
Maior Idade, presente!
Tradicional para a marca da Bancorbrás no mercado de viagens, o ‘Encontro da Maior Idade’ – que já completou 15 anos desde a criação do produto e soma 26 edições – é sucesso e vive a sua plenitude, comemora Soliva. Esse é um formato de viagem que tem procura crescente, tanto para destinos nacionais como internacionais.
A longevidade da população e o gosto por viajar fomentam essas viagens, a ponto de terem se tornado o mais famoso da Bancorbrás Turismo, desfrutado por mais de 3 mil clientes. O Encontro atravessa fronteiras e tem como pontos-de-chegada diversas regiões do Brasil, sendo que o pós-pandemia marcou a retomada dos embarques. Em 2022, após dois anos, foi a vez de visitar Arraial D’Ajuda, na Bahia.
As viagens internacionais do Encontro da Maior Idade Bancorbrás têm como destinos mais frequentes: Argentina, República Dominicana, Chile, Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, Hungria, República Checa, Áustria, Eslováquia, entre outros.
No próximo mês, acontece o próximo que percorrerá a região da Andaluzia, no sul da Espanha, incluindo Marrocos e Lisboa, “com as vendas rapidamente esgotadas”, frisa Soliva.
“O Encontro da Maior Idade Bancorbrás já completou 15 anos da sua criação e soma 26 edições, com sucesso crescente”, Christian Soliva, Coordenador de Negociações e Produtos da Bancorbrás.
Por Cecília Fazzini.