A cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, realiza a 3ª edição do Banquete da Inconfidência, com pratos servidos gratuitamente e apresentações musicais; saiba mais
No próximo dia 19, a partir das 19h, na Rua Direita, Tiradentes (MG) realiza a 3ª edição do projeto Banquete da Inconfidência.
Em torno de 25 restaurantes da cidade se reunirão e oferecerão um verdadeiro banquete à comunidade local e também aos turistas. Tudo isso em uma grande confraternização para até mil pessoas ao redor de uma mesa de 200 metros. Além disso, Fernanda Fonseca, Ralph Justino e Juliana Ferreira organizam o banquete.
Na ocasião, o público presente poderá saborear gratuitamente os pratos servidos pelos restaurantes participantes.
Entre eles, estão os tradicionais: Padre Toledo, Gourmeco, Dengo, Mia, Boulevard, Tragaluz, Beta do Rosário, Atrás da Matriz, Uai Thai, Beco do Ouro, Angatu, Provençal, Orygem, Morada, Biroska e Luiz Ney. Também, estão confirmados: Sabor Rural, Vila Destra, Barouck, Fazendinha Vó e Vô, Chico Doceiro, Janes’s Apple e Casa das Latas.
Durante a confraternização, eles servirão pratos já consagrados pelos frequentadores das casas, com foco na gastronomia local, mineira e contemporânea. Também participará do evento o projeto Inconfidências Gastronômicas, mostrando o melhor das releituras da cozinha mineira. Para que os pratos possam ser preparados e servidos com fartura, qualidade e rapidez, será montada uma grande estrutura na Rua Direita.
Veja também as mais lidas do DT
Além do jantar, haverá apresentações musicais de artistas locais. Ainda, os moradores que desejarem poderão doar material de limpeza, que será entregue ao abrigo do município.
Organizadores do Banquete da Inconfidência falam da importância do evento
De acordo com Ralph Justino, o Banquete reúne os principais detentores dos saberes e profissionais da gastronomia local. Mostrando assim a união do setor em torno do turismo da região, celebrando não só a Inconfidência Mineira, como seu mártir, que dá nome à cidade. “Além disso, é um momento no qual as pessoas podem se reunir e confraternizar uns com outros, valorizando quem é da terra e faz a cidade acontecer no dia a dia”.
Para a chef Juliana Ferreira, “um dos momentos mais sagrados para os mineiros é a convivência ao redor da mesa. Nossa cidade, berço da liberdade, é também terra da Inconfidência. Este Banquete pretende comemorar e dividir, com os próprios moradores, o que nossa terra tem de melhor: gastronomia, cultura, história e amor”.
Já a chef Fernanda Fonseca ressalta a importância desse evento para reforçar que a Inconfidência Mineira nasceu em Tiradentes, na casa do Padre Toledo, também em um banquete, no dia do batizado do filho da Bárbara Heliodora e Alvarenga Peixoto.
“É uma mistura de honra e gratidão. E com esse sentimento junto com dois gigantes e sonhadores como eu, Juliana e Ralph, que colocando novamente esse evento lindo na rua, com o apoio de gente tão do bem. Um evento coletivo, voltado para o morador, para juntos confraternizarmos em torno de uma boa mesa, assim como faziam os Inconfidentes”, comentou Fernanda.
Um marco para Tiradentes (MG)
Após 10 anos da sua primeira edição, o Banquete da Inconfidência volta a acontecer. Em um esforço para efetivar e concretizar esse momento de confraternização, pertencimento e reconhecimento. Além de reforçar a cidade como polo gastronômico e destacar a culinária local.
Ainda, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Tiradentes, do Governo de Minas por meio da Rede Minas e Copasa, da cooperativa Sicoob Divicred e do Festival Fartura.
EDIÇÃO DO DT (CF) com agências.