Belotur e Sebrae Minas celebram convênio de R$ 680 mil

Continua depois da publicidade

Parceria entre Belotur e Sebrae Minas fortalecerá o turismo gastronômico de BH

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


A gastronomia é um importante atrativo turístico de Belo Horizonte, fazendo com que a cidade seja nacionalmente conhecida como capital dos botecos e da boa comida. A culinária local é plural e concentra saberes e ingredientes de todo o estado. Prova disso é a designação pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. No último dia 27/06, mais um passo foi dado em direção ao desenvolvimento do setor. Belotur e Sebrae Minas firmaram um convênio de R$ 680 mil, que será utilizado na definição de uma identidade para a gastronomia local, em projetos de reconhecimento de restaurantes e chefs e no apoio à Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, evento previsto para outubro deste ano.

Veja também as mais lidas do DT

Estudo de Place Branding

A primeira das quatro metas do convênio é a realização de um estudo de Place Branding, estratégia de marketing usada para fortalecer uma “marca registrada local”, que estimula experiências afetivas e pessoais dos visitantes. Para isso, serão definidos o posicionamento, a marca e a identidade da gastronomia de Belo Horizonte, que guiarão as estratégias de divulgação.

O mapeamento das origens históricas dos mercados públicos da cidade e suas características é a segunda meta. A pesquisa será disponibilizada na forma de conteúdos sobre os produtos e as técnicas gastronômicas típicas desse tipo de estabelecimento.

A terceira meta é a criação dos projetos “Bares Notáveis” e “Panelas Abertas”. O primeiro, inspirado no modelo dos nossos hermanos argentinos, busca reconhecer estabelecimentos singulares da cidade, oferecendo o título homônimo. O segundo, desenvolvido pela Belotur, propõe um intercâmbio entre chefs, estudantes e produtores locais para a troca de experiências.

A quarta meta é o apoio à Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 16 e 31 de outubro

Por fim, a quarta meta é o apoio à Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte, que acontece entre os dias 16 e 31 de outubro. O evento trará uma programação pensada especialmente para profissionais, estudantes, moradores e amantes da gastronomia que buscam conhecimento e a troca de experiências em encontros, apresentações, painéis e debates.

‌Gilberto Castro, presidente da Belotur, comemora a parceria com o Sebrae Minas. “A culinária de Belo Horizonte é um sucesso por ser resultado das trocas de saberes e ingredientes de todo estado, sem deixar de lado as inovações técnicas. A gastronomia sempre foi um importante componente da oferta turística da cidade e, após a sua designação pela UNESCO enquanto Cidade Criativa neste campo, ganhou ainda mais destaque. O convênio com o Sebrae Minas, instituição experiente e capacitada, é reflexo do nosso empenho em fortalecer o setor e dialogar com os atores locais que integram essa cadeia produtiva”, afirma.

BeloTur
‌Gilberto Castro, presidente da Belotur, comemora a parceria com o Sebrae Minas (Crédito: Leo Lara/divulgação)

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, esse trabalho em conjunto amplia a competitividade e fortalece o posicionamento estratégico da cidade no mercado. “Queremos promover e valorizar ainda mais a vocação gastronômica belo-horizontina, criando uma identidade única, que gere um senso de pertencimento da população e atraia a atenção de turistas e dos apreciadores da boa gastronomia mineira, impulsionando os pequenos negócios e o surgimento de novas oportunidades para a cidade”, explica Marcelo Silva.

De acordo com dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), no ranking dos motivos que fazem os turistas viajarem pelo mundo, a gastronomia encontra-se em terceiro lugar. E de acordo com o Ministério do Turismo, esse segmento é o melhor avaliado por turistas estrangeiros no Brasil.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade