Uma ótima opção para este feriado e final de semana é conferir o Festival Indígena de Bertioga (FIB) – Expo Aldeia. A programação segue até sábado (23) com entrada gratuita, no Parque dos Tupiniquins, ao lado do Forte São João.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Entre as atrações, estão: feira de artesanato indígena, pinturas corporais, desfile de beleza, rodas de conversa, artesanatos, apresentações culturais, culinária Guarani e esportes tradicionais.
Veja também as mais lidas do DT
O evento, realizado pela Prefeitura e produzido pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), tem como objetivo valorizar, preservar e divulgar os costumes indígenas.
Durante o festival acontece um city tour, com saídas para Aldeia Indígena Guarani Rio Silveira. O passeio é realizado e guiado por monitores credenciados das associações Abeco e Amolb. O embarque acontece no Parque Tupiniquins e os ingressos, que variam entre R$ 75 e R$ 85, podem ser adquiridos no local.
Feiras principais
Quem estiver no Festival não pode deixar de visitar as Feiras de Economia Solidária e Artesanato de Bertioga que acontecem de 21 a 23 de abril, na Tenda de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins. O horário de funcionamento é das 14 às 22 horas.
Na Feira de Economia Solidária “Artes e Aromas da Mata Atlântica, Sabores Caiçara” os visitantes encontram culinária sustentável, inclusive veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás e muito mais.
Já na tradicional Feira Municipal de Artesanato, conhecida pelos moradores e turistas, há uma variedade de produtos feitos por artesãos locais. Por lá, além das lembrancinhas, podem ser encontrados produtos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios.
Confira a programação completa
DIA 21/04
09h – Feira de Artesanato Indígena
10h – Roda de conversa: Jogos dos Povos Indígenas e a Memória viva de Carlos Terena – passado, futuro, desafios e conquistas.
11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para o público
15h – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas: arremesso de lança e lutas corporais
20h – Apresentação cultural da Beleza e Diversidade dos Povos Indígenas
DIA 22/04
09h – Feira de Artesanato Indígena
10h – Roda de conversa: Povos Indígenas do Brasil em 2022: expectativas e desafios
11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas para o público
14h30 – Demonstração de Esportes tradicionais indígenas
16h30 – Apresentação da Culinária Indígena
20h – Apresentações culturais dos povos indígenas e não indígenas
DIA 23/04
09h – Feira de Artesanato Indígena
10h – Roda de conversa: III Jogos Mundiais dos Povos Indígenas
11h – Momento de Integração – Jogos e brincadeiras indígenas com o público
15h – Apresentação da Culinária Indígena
18h – Apresentações culturais e reconhecimento aos participantes
20h – Cerimônia de encerramento, ritual do fogo sagrado e festa de integração dos povos.