(Edição do DT com agências)
A Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) divulgou oficialmente, nesta segunda-feira (1º), os números da edição 2015 da BNTM, realizada na cidade de Fortaleza entre os dias 27 e 31 de maio. O balanço aponta crescimento nas perspectivas no volume de negócios em relação ao ano passado, subindo de R$ 250 milhões, para R$ 263 milhões em 2015.
O aumento este ano pode ser atribuído ao número de encontros realizados entre fornecedores e operadores nacionais e internacionais, que superou as expectativas da CTI/NE, registrando 3.983 reuniões agendadas. Na edição 2014, realizada na cidade do Recife, o total foi de encontros de negócios foi de 3.342.
Veja também as mais lidas do DT
“Nós sabíamos das dificuldades que seriam encontradas para realização do evento, mas que este é um momento muito favorável para promover o Nordeste, levando em consideração o aumento pela procura dos destinos nacionais este ano”, disse Jeanine Pires, presidente da CTI/NE e secretária de desenvolvimento econômico e Turismo de Alagoas.
Jeanine Pires afirmou que a CTI/NE vai trabalhar no processo de melhoria e reformulação do modelo da BNTM para as próximas edições ganharem mais dinâmica e avançarem nas relações comerciais. “Nosso principal objetivo é aumentar e diversificar os produtos oferecidos pelos fornecedores”, completa.
Do total de compradores, o Brasil correspondeu por 22,07%, seguido pela Argentina (11,44%), Reino Unido (8,72%), Estados Unidos (7,62%) e Itália (5,72%). Países como Jamaica, Estônia, Hungria e Romênia participaram pela primeira vez da BNTM.
Em relação ao número de fornecedores, o Ceará, estado anfitrião, foi responsável por 35,87% do total, sendo acompanhado por Bahia e Pernambuco, que registraram 16,30% (15 representantes, cada). O público total do evento foi de 1.515 pessoas, entre visitantes, convidados, expositores, fornecedores e compradores.