Gestão de Foz do Iguaçu vê com ótimos olhos a nova plataforma voltada para o turismo do MTur e da Embratur
Há poucos dias, a Embratur e o Ministério do Turismo, em parceria com a Polícia Federal, Banco Central e ANAC, lançaram uma nova ferramenta de inteligência de dados para dar mais transparência às informações de estrangeiros que chegam ao país. O “Painel de Dados do Turismo”, que conta hoje com três categorias, reúne dados atualizados de entrada de turistas, movimentação financeira e malha aérea internacional.
A novidade passa a ser uma grande aliada para o turismo de Foz do Iguaçu. Como uma das cidades brasileiras que mais recebem visitantes estrangeiros do país (somente de janeiro a agosto de 2023, mais de 510 mil pessoas de 143 nacionalidades passaram pelo Parque Nacional do Iguaçu), estes dados serão fundamentais para realizar ações estratégicas e ainda mais assertivas para o Destino Iguaçu.
Veja também as mais lidas do DT
Quando se é planejado o futuro de um destino e de uma região, além de uma análise do cenário, busca-se dados que embasam e norteiam decisões estratégicas. “Foz do Iguaçu é um destino que atrai turistas do mundo todo e atua no mercado com precisão, por isso entender a constante mudança no perfil do turista e na forma de compra, nos permite atuar com assertividade e atrair resultados a curto e médio prazos”, afirma a diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello.
Painel de Dados do Turismo receberá atualizações
De acordo com a Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, a ferramenta de inteligência de dados deve ficar ainda mais completa para ser utilizada pelo trade de Foz do Iguaçu.
Nos próximos meses, a plataforma será atualizada com detalhes sobre perfis de consumo e de viagem por via aérea. O painel contará com dados, como: a antecedência na compra de passagem, a motivação da viagem e o meio de compra dos bilhetes, a permanência e duração da viagem de estrangeiros no Brasil, além das conexões utilizadas por estes turistas internacionais antes de chegar ao destino final.
Foz do Iguacu quer colher benefícios ao traçar perfil do consumidor
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o perfil do consumidor de turismo tem se transformado após a pandemia. Todas as mudanças no estilo de vida da sociedade em geral trouxeram novas formas de vivenciar atividades turísticas e de lazer, abrindo oportunidades para novos negócios no setor. Assim, cidades que entenderem rapidamente essas novas tendências, terão mais chances de ‘sair à frente’ das demais para alavancar o turismo local e regional.
Segundo Tenerello, a nova plataforma de dados lançada pela Embratur é uma ferramenta de apoio a todos os profissionais e empresas que se relacionam com o turismo como setor econômico.
Acesse o Painel de Dados do Turismo.