Bondinho Pão de Açúcar comemora 106 anos 

Continua depois da publicidade

O Bondinho Pão de Açúcar completa 106 anos no próximo dia 27 de outubro.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Mais de 47 milhões de pessoas já passaram pelo cartão postal, que foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro do Mundo. Em mês de festa, o ponto turístico acaba de renovar o Selo Verde da ABNT e se mantém como única atração turística da América Latina que possui o Rótulo Ecológico.

A certificação é um importante mecanismo de implementação de políticas ambientais, uma garantia de que o serviço prestado pela empresa tem menor impacto ambiental. Para receber o Selo Verde, os serviços do ponto turístico foram avaliados por uma metodologia de certificação que vem sendo praticada ao redor do mundo.

Veja também as mais lidas do DT

Através de práticas sustentáveis, o Bondinho Pão de Açúcar transforma seus resíduos sólidos em matéria prima e adubo e utiliza sistema regenerativo de energia no seu transporte, além de energia renovável no complexo turístico.

 “Estamos baseados em uma área de conservação e entendemos a importância de cuidar e devolver à natureza todo o bem que ela nos traz. Tocamos diversos projetos ambientais, como Educa Bondinho, programa de educação ambiental que recebe por ano mais de 10 mil alunos e professores todos os anos. Dar visibilidade a esse tema é papel de todos nós.” afirma Roberta Pena, engenheira ambiental do Bondinho.

Comemorações

Como tradicional palco de grandes shows, a comemoração será a altura da trajetória do Bondinho e acontecerá em dois fins de semana, com atrações durante todo o dia e shows como Natiruts, Blitz e Casuarina.

A programação terá atrações para todos os gostos e estilos musicais. No sábado, 20 o samba da banda Casuarina dá início às comemorações, com show aberto ao público do Bondinho, a partir de 17h. A grande atração da noite de sábado, 20, é a banda Natiruts, que se apresenta no Morro da Urca cantando os maiores sucesso da carreira, com venda de ingressos à parte.

Já no domingo, 21, é a vez do grupo Batuque na Cozinha e a DJ Carol Legally animarem o fim de tarde do Morro da Urca, em apresentações abertas ao público do complexo turístico. O público poderá curtir também o batuque da escola de percussão de Ivo Meireles.

No sábado, 27, além do tradicional parabéns, a vista inconfundível do cartão-postal ficará ainda melhor com a apresentação do concerto Amores do Rio, com interpretações de músicas de Tom Jobim e Vinicius de Moraes em Coro e Orquestra. Com regência de Jonas Hammar, o concerto contará com cem vozes e uma orquestra de 25 músicos.

 A comemoração continua à noite com show da banda Blitz, que fez história no Morro da Urca. Evandro Mesquita e companhia agitam a noite de sábado, 27, no tradicional Anfiteatro do Morro da Urca. O show tem venda de ingressos à parte. Toda a programação do aniversário de 106 anos do Bondinho está disponível no site www.bondinho.com.br.

História

Durante todo o mês de outubro, os visitantes podem conferir a exposição ‘Um Bondinho de Memórias’, no Morro da Urca, com fotografias que contam a história do teleférico e retratam as transformações pelas quais o Rio de Janeiro passou nesses 106 anos.

Inaugurado em 27 de outubro de 1912, o bondinho inseriu o Brasil no roteiro das grandes atrações turísticas mundiais e até hoje tem ares de visionário, dada a grandeza de sua construção. Hoje, a charmosa travessia já faz parte da paisagem da cidade. Albert Einstein, um dos visitantes ilustres do cartão-postal, descreveu o passeio como uma “viagem vertiginosa sobre floresta selvagem em cabo de aço. Em cima, um magnífico jogo de alternância de neblina e sol”.

Além de história, o complexo turístico representa a irreverência do carioca. De cenário de filme Hollywoodiano, como o 007, a palco para memoráveis viradas de ano e bailes de carnaval, o bondinho do Rio coleciona histórias divertidas e curiosas.  Desde a década de 40, o Morro da Urca era um ponto de encontro e de muita música. Foi no tradicional palco do Morro da Urca que Cazuza fez seu primeiro show. Tim Maia também subiu de Bondinho para se apresentar. Com medo de altura, o síndico pediu – e recebeu – o cachê em moedas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade