sexta-feira, fevereiro 21, 2025
InícioPolíticas de turismoBrasil e Portugal firmam parceria para fortalecer o turismo...

Brasil e Portugal firmam parceria para fortalecer o turismo internacional

A Embratur e o Turismo de Portugal, que é o órgão governamental responsável pela promoção do turismo em Portugal, formalizaram nesta quarta-feira (19) o Plano de Ação 2025-2027, durante a 14ª Cimeira Luso-Brasileira. Este plano, que faz parte do Acordo de Cooperação Bilateral entre os dois países, é estruturado em seis eixos estratégicos. Ele visa a troca de conhecimentos e experiências, a promoção de iniciativas sustentáveis no setor turístico, o fortalecimento da conectividade aérea, e a divulgação de produtos turísticos, com o objetivo de aumentar o fluxo recíproco de visitantes internacionais entre Brasil e Portugal.

Redação do DT

A 14ª Cimeira Luso-Brasileira foi realizada no Palácio do Planalto e contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, do ministro da Economia de Portugal, Pedro Reis, do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, entre outras autoridades.

O acordo representa uma atualização do memorando de entendimento firmado entre os países em abril de 2023, durante a 13ª Cimeira Luso-Brasileira, em Portugal. Brasil e Portugal já implementam uma estratégia conjunta visando aumentar o fluxo de turistas internacionais, fortalecendo, assim, a cooperação e o intercâmbio cultural e econômico entre as duas nações.

Atualmente, o Brasil é o destino mais procurado pelos portugueses em viagens de longa distância, superando os concorrentes do Caribe. A relação turística entre os dois países tem se expandido nos últimos anos. Por exemplo, o número de turistas portugueses que visitaram o Brasil cresceu 19,67% entre 2023 e 2024, subindo de 182.463 chegadas no ano anterior para 218.354 no último ano. Em 2019, que foi o último ano antes da pandemia, as chegadas haviam totalizado 176.229.

Os dados sobre a conectividade aérea também destacam a ligação crescente entre o Brasil e Portugal. Em 2024, aeroportos brasileiros registraram 11.823 voos provenientes do país europeu. No total, foram disponibilizados 3,31 milhões de assentos em 14 rotas operadas pelas companhias TAP, Azul e Latam, com destinos em capitais como Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Marcelo Freixo destacou a importância das ações conjuntas entre os dois países para fortalecer o turismo. “Portugal mais do que dobrou seu número de turistas estrangeiros em uma década, é referência global quando o assunto é impulsionar a chegada de turistas com uma estratégia muito acertada de conectividade aérea e de diversificação das experiências. É um caso que estudamos no início de nossa gestão e nos serve de farol. Agora, com esse novo plano de trabalho, vamos aprofundar nossa troca de dados e boas práticas para ampliar o fluxo de turistas entre Brasil e Portugal”, explicou Freixo.

Para Pedro Reis, ministro da Economia de Portugal, o turismo tem um papel indissociável na relação entre as duas nações. “O turismo é já hoje um pilar essencial nos laços que unem Portugal e o Brasil. Com este plano, aprofundamos ainda mais essa relação, estabelecendo diferentes eixos estratégicos para a ação. Queremos impulsionar o conhecimento, a tecnologia e a inovação no turismo, promovendo o intercâmbio de experiências e conhecimentos. Queremos, por exemplo, uma partilha mais regular do planeamento e das estratégias testadas nos dois lados do Atlântico, mais produtos turísticos desenhados em parceria, e mais pontes que aproximem os dois países, desde logo, com mais e melhor conectividade aérea”, disse.

A Cimeira Brasil-Portugal é um encontro de alto nível entre os líderes dos respectivos países para discutir e fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas, como turismo, cultura, ciência, defesa e segurança, por exemplo.

Plano de ações 

O texto estipula a promoção da adoção de tecnologias inovadoras pelas empresas do segmento turístico, além de oferecer suporte à migração para a economia digital. Também visa fomentar o intercâmbio de Startups e o estabelecimento de colaborações em iniciativas de inovação tecnológica. Ademais, será promovida a troca de experiências relacionadas ao uso de big data e inteligência artificial, com o intuito de estudar o comportamento dos turistas e aprimorar as estratégias de promoção internacional do setor.

As duas nações continuarão a trocar experiências positivas relacionadas ao turismo sustentável, enfatizando destinos de ecoturismo no Brasil e regiões protegidas em Portugal. Juntas, desenvolverão iniciativas para reduzir os impactos ambientais e sociais resultantes da pressão exercida pelo turismo. Ademais, no que diz respeito à conectividade aérea, está planejada a expansão “do número de destinos entre Portugal e Brasil e a “cooperação para o desenvolvimento de rotas nos mercados prioritários em comum”.

Já no trecho sobre produtos estratégicos, os dois países se comprometem a fazer a “promoção internacional de rotas culturais e históricas que explorem a conexão histórica entre Brasil e Portugal, valorizando a herança lusófona”, o apoio a eventos culturais, ao turismo religioso, e o intercâmbio de chefs e promoção de experiências gastronômicas que valorizem as tradições culinárias brasileiras e portuguesas.

Fonte: Embratur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque