sexta-feira, junho 27, 2025
InícioEconomia do turismoBrasil Travel Specialist: nova plataforma da Embratur é apresentada...

Brasil Travel Specialist: nova plataforma da Embratur é apresentada na Europa

Com foco na qualificação internacional, a Embratur apresentou nesta semana a plataforma Brasil Travel Specialist (BTS) durante workshops realizados na França e na Itália. Voltada para operadores e agentes de viagens, a ferramenta tem como objetivo capacitar profissionais do setor e transformá-los em especialistas em turismo brasileiro. As ações aconteceram em parceria com as embaixadas do Brasil em Roma (23/6) e Paris (25/6), e também serviram para promover experiências autênticas e sustentáveis no país, além de incentivar a conectividade aérea com a Europa.

Segundo nota enviada ao DIÁRIO DO TURISMO, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou a importância estratégica da promoção dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO para consolidar o Brasil como um destino de referência internacional. “Esses destinos englobam uma vasta gama de experiências — desde paisagens naturais imponentes, como as Cataratas do Iguaçu e o Pantanal, até centros históricos ricos em cultura e arquitetura, como Ouro Preto e Salvador — refletindo a diversidade e autenticidade do país. Divulgar esses destinos internacionalmente desperta o interesse de nichos variados de turistas, como os apaixonados por ecoturismo, história e cultura”, destacou.

Os workshops contaram com a presença de companhias aéreas que oferecem voos para o Brasil, incluindo sorteio de passagens para os operadores conhecerem o país. Durante o lançamento da Plataforma B2B Brasil Travel Specialist, foram anunciadas as vantagens de adesão, incluindo a possibilidade de participar de futuras viagens de familiarização (famtours) para o Brasil. Também foram apresentadas as 101 experiências do programa “Feel Brasil”, uma seleção de roteiros autênticos e sustentáveis por todo o país, e os patrimônios brasileiros reconhecidos pela UNESCO.

Segundo o diretor de marketing internacional, negócios e sustentabilidade da Embratur, Bruno Reis, o Brasil Travel Specialist é um pilar da estratégia de marketing e comercialização internacional. “Ele fortalece a comercialização do Brasil em mercados estratégicos como o francês e o italiano. Nosso objetivo é oferecer todo o nosso apoio aos agentes de viagens estrangeiros em seu processo de vendas para o cliente final. Os agentes de viagens franceses poderão assim selecionar os destinos brasileiros ideais para cada tipo de cliente, promovendo as melhores experiências de acordo com o perfil do turista”, afirmou.

Destaques nos mercados europeus

Itália – Em Roma, a ação reforçou o compromisso do Brasil em fortalecer sua posição como um destino internacional diversificado, capaz de oferecer variadas opções de lazer ao turista italiano, além de destacar a diversidade dos patrimônios brasileiros listados pela UNESCO.

Em 2024, a Itália se manteve entre os dez principais emissores de turistas para o Brasil e o 4º entre os europeus, com um crescimento de cerca de 20% em relação a 2023. A posição no ranking demonstra o crescente interesse do público italiano pela cultura, gastronomia e experiências de natureza.

Em Roma, o evento ocorreu em parceria com a TAP Air Portugal, que oferece a maior conectividade com o Brasil, com voos entre 13 cidades italianas, via Lisboa, conectando a 13 portões de entrada no Brasil. A mais recente rota conecta a Europa a Porto Alegre (RS), porta de entrada para as ruínas de São Miguel das Missões, importante sítio histórico e cultural remanescente das Missões Jesuíticas Guarani no Brasil.

França – A França se destaca como o maior mercado emissor europeu e demonstra um interesse crescente pelo Brasil. Somente nos cinco primeiros meses de 2025, quase 120 mil turistas franceses visitaram o país – um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior – consolidando a França em primeiro lugar entre os países europeus em número de viajantes enviados ao Brasil.

Atualmente, Air France, Latam e Azul operam voos diretos entre Paris e cinco destinos brasileiros: Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Salvador (BA) e Fortaleza (CE), com aproximadamente 170 voos por mês e mais de 56 mil assentos disponíveis.

Além das conexões diretas, a capilaridade aérea é ampliada por meio de conexões europeias, através das 13 rotas da TAP Air Portugal, via Lisboa, da KLM, via Amsterdã, da Air Europa, via Madri, da ITA, via Roma, e de outras companhias europeias que conectam cidades da Europa ao Brasil.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque