Brasileiros priorizam experiências em suas compras, segundo estudo

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Experiências estão entre as prioridades de compra dos brasileiros. Na sequência, aparecem os itens voltados para melhorias da casa.

Em um período de recuperação econômica pós pandemia, é normal que os hábitos de consumo da população passem por transformações ou mesmo pela retomada de alguns costumes.

Do ponto de vista do mercado, também é importante entender as tendências do momento, que poderão ser chave na tomada de decisões e que terão grande impacto financeiro.

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Buscando entender como estão os hábitos de consumo dos brasileiros neste cenário, o Guia dos Melhores, plataforma de avaliações, realizou uma pesquisa com 700 entrevistados que revela quais os principais desejos e motivações dos consumidores no momento da realização de uma compra.

Segundo o levantamento, 61% dos entrevistados estão priorizando experiências como viagens, jantares ou passeios a locais turísticos.

 

Entendemos que, neste contexto de retomada das rotinas externas e da vida social, faz muito sentido que as pessoas estejam buscando experiências. “Todos nós estivemos, de alguma forma, muito limitados ao ambiente de casa durante um longo período. A necessidade de voltar às experiências externas está alinhada com o nosso contexto econômico e social atual” explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

Já no que diz respeito a produtos, o interesse dos brasileiros segue sendo na aquisição de itens que trarão melhorias para a casa, conforme vinha sendo observado na pandemia. A pesquisa demonstrou que, para 29% dos entrevistados, realizar melhorias no lar é o principal motivo que os leva a fazer uma compra de bens físicos.

Pesquisa

Entre os mais jovens, o número é ainda mais expressivo. Adquirir produtos que tragam melhorias para a casa é a principal motivação de compra de 32% dos respondentes com idade entre 16 e 39 anos. E a opinião é unânime, sendo esse o maior estímulo para os pertencentes às gerações Y (nascidos entre os anos de 1981 e 1996), Z (nascidos entre 1997 e 2010) ou Alfa (nascidos a partir de 2010).

Quanto à motivação, também foram citados a necessidade de aquisição de itens que atendam a necessidades básicas (18%); artigos que trarão melhor qualidade de vida (17%), e produtos que irão substituir algum que já não funcione mais (16%).

Ainda no que diz respeito aos itens para casa, foi perguntado quais os produtos mais desejados entre eletrodomésticos que “estão na moda”. O robô aspirador aparece em primeiro lugar, sendo o mais escolhido por 23% dos entrevistados, seguido pela airfryer, citada por 22%. A geladeira invertida aparece em terceiro lugar, mencionada por 14%.

Já para a escolha de um produto, o menor preço se mostra como o fator mais importante no momento da compra, sendo o mais citado, indicado por 26,3% dos entrevistados. Logo na sequência, aparecem a importância de o produto ser de uma marca de confiança, citado por 26%, e de ter as características que atendam às necessidades específicas desejadas, apontado por 22%.

Pesquisa


EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

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