BRAZTOA escolheu Chubut, na Patagônia Argentina, para sediar sua Convenção 2024, celebrando 35 anos em um cenário deslumbrante de natureza e cultura
EDIÇÃO DO DT com agências
A BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou que a província de Chubut, na Patagônia Argentina, será o local anfitrião da Convenção BRAZTOA 2024. O evento, que celebra os 35 anos da entidade, apresentará às principais operadoras de turismo do Brasil as atrações e experiências diversificadas deste destino, ainda pouco explorado pelos viajantes brasileiros.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a Convenção BRAZTOA 2024 está programada para ocorrer de 2 a 6 de outubro de 2024, logo após a FIT América Latina em Buenos Aires, que será realizada de 28 de setembro a 1º de outubro. Durante cinco dias, os associados BRAZTOA participarão de uma programação exclusiva em Chubut, organizada em colaboração com o Ministério de Turismo e Áreas Protegidas de Chubut e com o apoio do Visit Argentina. O evento incluirá debates sobre temas importantes para a associação e as operadoras, além de oferecer insights valiosos sobre o futuro do turismo e os próximos anos da BRAZTOA.
Hospedagem e Atrações
Os associados BRAZTOA serão hospedados na cidade encantadora de Esquel, situada aos pés da Cordilheira dos Andes. Esquel é conhecida por atrações como o renomado centro de esqui La Hoya, a pitoresca cidade de Trevelin com suas vinícolas e paisagens únicas, além do Parque Nacional Los Alerces, que abriga o Glaciar Torrecillas e a área natural da Parada de Pedra, formada em torno de um antigo vulcão. Os visitantes também poderão explorar a rica cultura galesa local, incluindo um passeio de trem no antigo Expresso Patagônico La Trochita.
Os participantes da convenção terão a oportunidade de explorar diversas atividades e experiências locais. Um destaque será o pós-tour pela região costeira de Chubut, onde será possível avistar baleias, pinguins e lobos marinhos. Este evento oferece uma oportunidade única para que o destino se apresente às principais operadoras de lazer do Brasil, promovendo parcerias e negócios que posicionarão a região no mercado brasileiro.
A Argentina é um dos principais destinos das operadoras BRAZTOA, ocupando o segundo lugar no ranking internacional em 2023. De acordo com o Anuário BRAZTOA 2024, as vendas para a América do Sul somaram R$ 1,17 bilhões, representando 15,3% do total, com 490 mil embarques (16% do total). O crescimento modesto de 4,5% em comparação ao ano anterior resultou em 3,09 milhões de embarques internacionais em 2023, o maior número desde 2010. O faturamento internacional aumentou 22% em relação a 2022, alcançando R$ 7,69 bilhões, um recorde histórico.
Comentários de Líderes
“Estamos muito entusiasmados com a parceria inédita com a província de Chubut para a Convenção BRAZTOA 2024. Esta colaboração representa um passo significativo na diversificação e renovação das ofertas de nossas operadoras. Chubut é um destino repleto de maravilhas naturais e culturais que, sem dúvida, encantará nossos associados e seus clientes. Por meio dessa aliança, reafirmamos nosso compromisso em criar ambientes positivos que estimulem novas parcerias, promovendo um turismo cada vez mais sustentável, responsável, autêntico e surpreendente. Realizar esse encontro, na deslumbrante Patagônia Argentina torna essa comemoração verdadeiramente memorável. Estamos ansiosos para explorar as oportunidades que essa união trará e para proporcionar experiências inesquecíveis para todos os participantes da Convenção Braztoa 2024 e comemoração dos 35 anos da entidade”, comenta Marina Figueiredo, Presidente Executiva da BRAZTOA.
“Esta convenção é especialmente comemorativa, pois celebra os 35 anos da BRAZTOA. Realizá-la em Chubut não poderia ser mais acertado. Estamos falando de um destino com um potencial extraordinário, capaz de oferecer experiências únicas que vão desde a beleza natural até a rica cultura local. Para nós, é fundamental que nossos associados conheçam e vivenciem de perto o que Chubut tem a oferecer, fortalecendo ainda mais as relações entre Brasil e Argentina no setor de turismo”, disse Fabiano Camargo, presidente do Conselho de Administração da BRAZTOA.
“Para Chubut, este evento é muito importante, pois após seis meses de gestão conseguiu sediar uma convenção tão importante como a da BRAZTOA, deixando claro o compromisso do Governo de Chubut com o turismo. Além de mostrar e posicionar a Chubut no setor comercial brasileiro, este evento é fundamental para conquistar mercado e gerar marketing entre os dois países. Além disso, temos um grande desafio pela frente através da Agência de Turismo de Chubut, sendo o setor privado protagonista predominante neste evento”, disse o ministro de Turismo e Áreas Protegidas de Chubut, Diego Lapenna. “Nada disso seria possível sem a decisão política do Governador Ignacio Torres que colocou o turismo como um dos eixos fundamentais do seu Governo, e também o apoio do Visit Argentina e da BRAZTOA”, completou.