Diretoria e associados BRAZTOA desembarcam em Campo Grande nesta semana para a Convenção Braztoa 2022 – Mato Grosso do Sul. A ação é responsável por levar para a região outros importantes eventos do calendário da entidade, entre eles o ciclo de palestras SEEDS e o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23.
O grupo, que reúne os gestores e líderes de empresas especializadas em viagens de lazer, ainda contará com uma programação de visitação aos atrativos do estado, que tem desenvolvido o turismo local de forma consistente e sustentável.
A programação terá início nesta quinta-feira, 1º de dezembro, no Espaço Gran Murano, com uma sessão exclusiva de negócios entre operadores Braztoa e empreendedores locais, coordenado pelo Sebrae-MS.
Veja também as mais lidas do DT
Em seguida, acontecerá o SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável, contando com um ciclo de apresentações dos principais parceiros. E logo após, haverá uma conversa interativa a respeito do turismo responsável entre os jurados do Prêmio e os participantes – profissionais do setor, estudantes, jornalistas, associados BRAZTOA, finalistas do Prêmio e convidados.
De acordo com a entidade, o intuito da convenção é desmistificar o conceito da sustentabilidade e abordar os desafios e oportunidades para a implementação de boas práticas nas empresas e nos destinos.
Conheça os palestrantes
- FUNDTUR-MS – Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul – Bruno Wendling “Gestão Inovadora, Responsabilidade e Foco no Mercado”
- Sebrae Nacional e Sebrae-MS – Ana Clévia Guerreiro e Chef Paulo Machado – “Rota Gastronômica Pantaneira”
- Ministério do Turismo – Rafaela Lehmann – Lançamento e apresentação do “Mapa do Turismo Responsável”
- Iberostar – Camila Paulini – e Centro do Turismo Espanhol – Oscar Almendros Bonis – compartilhando detalhes do grupo empresarial e do destino, respectivamente, em relação à Sustentabilidade.
Os jurados Alexandre Garrido, Paula Arantes, Fernando Kanni, Rafaela Lehmann, Vitor Pinheiro, João Tasso e Rayane Ruas, da SPRINT Dados, parceira na coordenação do Prêmio, participarão da segunda etapa, de interação com o público.
Convenção Braztoa terá presença de entidades do MS
Na manhã do dia 2 de dezembro, haverá um encontro híbrido do time de jurados, com o apoio da SPRINT Dados, para seleção dos vencedores da 10ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.
A Convenção Braztoa acontece no Hotel Deville Prime, nas manhãs dos dias 2 e 3 de dezembro (sexta e sábado), com uma programação repleta de atividades e integrações entre os associados e com os parceiros da Fundtur-MS, Ministério do Turismo, Sebrae Nacional, Sebrae MS, representantes de cinco experiências turísticas do Brasil, e GOL.
Para analisar e debater sobre o que vem pela frente, a programação contará com os convidados: Fabio Trabulsi Ashcar, fundador da Life at Campus de Miami, Thiago Akira, consultor de Marketing Digital e Jaqueline Gil, CEO da Amplia Mundo, com mediação de Flávia Cunha, da Casa Causa. O dia termina com a exibição do jogo da Copa do Mundo 2022 entre o Brasil e Camarões, na Feira Central de Campo Grande.
Na noite do dia 3 de dezembro acontece a esperada Cerimônia de Premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23, que fecha a programação da entidade. A celebração de 10 anos da premiação, que também terá 10 premiados, mais duas menções honrosas, terá como palco o recém-inaugurado Bioparque Pantanal, que é considerado o maior aquário de água doce do mundo, com 19 mil m² de área construída, 33 tanques, e um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes.
Sustentabilidade no Mato Grosso do Sul
Segundo Roberto Haro Nedelciu, presidente da BRAZTOA, a escolha do estado do centro-oeste brasileiro foi bem estudada. “Estamos muito felizes por realizarmos esta edição comemorativa no Mato Grosso do Sul, que há anos já é referência em sustentabilidade, segue investindo para continuar sendo exemplo para o Brasil e o mundo”, disse.
O diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, Bruno Wendling, conta que Mato Grosso do Sul foi muito feliz em captar a 10º edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.
“O estado recebe participantes em um pré-tour por Bonito e Pantanal e Campo Grande será a sede do evento. Isso é muito emblemático, especialmente porque vamos realizá-lo no Bioparque Pantanal que é um novo equipamento turístico e que tem uma simbologia muito forte para o turismo de todo o estado. É também muito satisfatório receber este importante evento sobre sustentabilidade porque MS está cada vez mais forte na pegada da conservação, já que tem a meta de se tornar um estado carbono neutro até 2030″, explica Wendling.
Sebrae/MS e Sebrae Nacional exaltam eventos
“É a primeira vez que Mato Grosso do Sul recebe o evento de premiação do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, em um ano onde o turismo do estado alcançou maior visibilidade e esteve inserido nas principais ações do segmento. Esta conjuntura reflete o empenho de nosso trade turístico, que apoiado pelo Sebrae e junto a uma rede de parceiros, a exemplo da Fundtur, vem assumindo o protagonismo necessário para mostrar e consolidar os potenciais de Mato Grosso do Sul, seja em destinos mais reconhecidos ou em outras regiões que estão despontando”, destaca o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.
“A proposta da convenção e do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade são convergentes com a missão do Sebrae. Por isso, a parceria com a entidade empresarial é relevante porque gera oportunidades de negócios para os destinos turísticos e pequenos negócios apoiados pelo Sebrae. O alinhamento e parceria entre quem estrutura produtos turísticos e quem atua na sua inserção mercadológica é uma ação estratégica e fundamental para a competitividade do turismo brasileiro. Assim, o Sebrae busca aproximar e integrar estes empreendedores, fortalecendo os pequenos negócios, destinos e o turismo do país. Temos certeza que este momento é o início da construção de uma longa e valorosa parceria com a Braztoa”, disse Ana Clévia Guerreiro, do Sebrae Nacional.