REDAÇÃO do DIÁRIO com agência
Lucas Kina
–
Veja também as mais lidas do DT
Compensação da emissão de CO2 do evento se dará com apoio a projetos de sustentabilidade
Por assumir o compromisso de quantificar e compensar as emissões de CO2 geradas em todos os seus encontros comerciais, entre outros eventos, a Braztoa recebeu pelo quarto ano consecutivo o “Selo Evento Neutro”.
As quantificações das emissões de gases de efeito estufa obedecem à metodologia internacional do GHG Protocol (Greenhouse Gases Protocol), que avalia as emissões anuais relacionadas à três tópicos.
São Eles:
- deslocamento terrestre e aéreo dos participantes,
- consumo de energia,
- resíduos gerados e uso de veículos terceirizados.
A compensação de carbono do 10º Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa foi realizada com o apoio financeiro (compra de créditos de carbono) a projetos de reduções de emissões por desmatamento e degradação evitados (REDD) e de mudança de combustível em fábricas de cerâmicas no Rio de Janeiro, na mesma proporção do impacto ambiental.
Compra de créditos de carbono e sustentabilidade
A emissão de CO2 do evento foi de 5,413 toneladas, o que equivale as emissões de aproximadamente 26 viagens aéreas entre São Paulo e Fortaleza.
Foram comprados seis créditos de carbono ( cada 1 tonelada de CO2 emitido é compensado com a compra de 1 crédito de carbono) dos projetos Ecomapuá Amazon REDD (Ilha de Marajó/Pará) e Cerâmicas Arrozal, GGP e Sul América (Rio de Janeiro).