A American Humane, maior organização reguladora de bem-estar animal do mundo, anunciou que o Busch Gardens Tampa Bay recebeu o selo “Humane Certified”, por meio do seu Programa de Conservação, devido aos tratamentos e cuidados de alta qualidade oferecidos aos animais que vivem no local.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O parque passou por um longo e rigoroso processo de auditoria realizado por empresas terceirizadas e juntou-se a outras poucas instituições certificadas nos Estados Unidos.
O Programa de Conservação da American Humane é o primeiro projeto de regulamentação dedicado exclusivamente à fiscalização do bem-estar e do tratamento humanitário dado aos animais que vivem em zoológicos, aquários e centros de preservação em todo o mundo. O programa aplica critérios rigorosos, baseados na ciência e desenvolvidos por um Comitê Científico Consultivo independente composto por líderes de renome mundial nos campos da ciência, comportamento e ética animal.
Veja também as mais lidas do DT
Critérios
O Programa de Conservação da American Humane conta com uma extensa lista de critérios que avalia várias dimensões envolvidas no bem-estar animal, tais como: excelência dos cuidados com a saúde do animal e com o habitat em que ele vive; interações positivas entre os indivíduos do grupo e também entre os animais e seus cuidadores; ambientes seguros e estimulantes, levando em conta iluminação apropriada, níveis de sons, qualidade do ar e regulação da temperatura; e capacidade de estabelecer protocolos para prevenir e atuar em emergências médicas ou operacionais.
Para ter mais rigor no processo, o Busch Gardens foi avaliado por uma auditoria independente, para checar se estava de acordo com os critérios da American Humane.