terça-feira, outubro 14, 2025
InícioPolíticas de turismoCaos no aeroporto de Lisboa: filas intermináveis e controle...

Caos no aeroporto de Lisboa: filas intermináveis e controle lento em voos internacionais

Aeroporto de Lisboa vive momentos de tensão para passageiros de voos internacionais, especialmente para viajantes internacionais. Os relatos apontam para esperas superiores a duas horas no controle de passaporte e dificuldades na divisão das filas — consequências da implementação recente do novo sistema de entrada/saída de passageiros.

DA REDAÇÃO com jornais internacionais e agências

Desde a manhã desta terça-feira (14), voos internacionais partindo do aeroporto de Lisboa enfrentam atrasos devido a falhas operacionais no novo sistema europeu de controle de fronteiras. Ricardo Santos, viajando para Miami com sua família, relatou que chegaram às 7h30 e só conseguiram acessar a zona internacional às 9h30 — apenas uma hora antes do embarque previsto para as 10h30.

“O aeroporto recomenda vir com três horas de antecedência. Mas, agora, nem com esse tempo se consegue ser processado, principalmente quem não é cidadão da União Europeia”, disse Ricardo. Ele afirmou ainda que o caos impera no aeroporto de Lisboa: “Não se consegue chegar à divisão das filas. Crianças, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ficam sem auxílio; vi cenas de pessoas exaltadas, até de pequenas agressões.”

As dificuldades no aeroporto de Lisboa foram generalizadas ao longo da manhã, com numerosos passageiros registrando em redes sociais filas intermináveis. O terminal, já historicamente criticado por sua limitação diante do volume de viajantes, sofre agravamento desde a ativação do sistema EES — previsto para automatizar as entradas e saídas no espaço Schengen.

Fontes especializadas em segurança aeroportuária informam que há problemas nas “boxes” de controle automático e nos equipamentos Rapid designados para procedimentos automatizados. Antes, Portugal permitia controle manual extra em situações de sobrecarga — atitude agora inviabilizada, pois todo movimento precisa ser registrado via sistema digital.

A ANA Aeroportos reconheceu a “lentidão dos processos” nas partidas matinais e publicou aviso aos passageiros: “Voos não‑Schengen com possíveis demoras devido a alterações no Controlo de Fronteira. Recomendamos chegada ao aeroporto com antecedência.” Autoridades do Sistema de Segurança Interna, por sua vez, afirmam que não foram constatadas “anomalias” na implementação, e que as filas não excederiam as regras anteriores.

Ainda segundo o SSI, o sistema EES já está ativo com “sucesso” nos 29 Estados‑membros do Espaço Schengen, tendo registrado 10.774 passagens em Portugal no primeiro dia, das quais 10.749 por via aérea. A PSP, encarregada dos controles fronteiriços no aeroporto de Lisboa, afirma que o EES aplica-se apenas a viajantes de países terceiros, residentes fora da União Europeia — mas não comentou detalhes sobre as filas.

Enquanto o novo sistema visa maior segurança e eficiência, passageiros descrevem a experiência como “caótica” no aeroporto de Lisboa. A transição, dizem especialistas, pode demandar ajustes técnicos e operacionais para evitar que o controle automatizado se torne gargalo em vez de solução.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque