REDAÇÃO com agências –
Neste Carnaval, o Estado da Bahia têm a expectativa de receber por volta de 2,1 milhões de turistas em busca de folia, praia, descanso ou aventura. Além dos próprios conterrâneos passeando pela terra-natal, a região espera brasileiros de estados como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro; e estrangeiros a exemplo de argentinos, espanhóis e norte-americanos.
“A nossa expectativa é que os visitantes deixem R$ 2,3 bilhões no Estado, movimentando a economia de setores vinculados ao turismo, a exemplo da rede hoteleira”, explica o secretário do Turismo do Estado, José Alves.
Hotelaria
Em Salvador, a estimativa é a de que 650 mil turistas gastem R$ 715 milhões e os hotéis próximos aos circuitos – Campo Grande, Barra e Ondina – devem alcançar 95% de ocupação até o Carnaval.
Veja também as mais lidas do DT
Para Sílvio Pessoa, presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), meios de hospedagem localizados em outros bairros da cidade, como Rio Vermelho e Pituba (Av. Tancredo Neves) têm reservas na faixa de 90%.
Municípios
- Itacaré
Importante destino da Costa do Cacau, Itacaré registra uma média de 90% de ocupação para o Carnaval. Neste verão, a cidade tem boa procura. No Réveillon, alcançou 100%, enquanto que no mês janeiro a média foi de 90%.
No feriado, a cidade deve receber 20 mil visitantes, segundo o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira.
- Ilhéus
Em Ilhéus, os 8 mil leitos dos meios de hospedagem devem ser reservados até o feriadão do Carnaval. De acordo com Marco Lessa, presidente do Costa do Cacau Convention Bureau, a maioria dos hotéis e pousadas já tem taxa de 100% de reservas, mas há algumas vagas disponíveis em hotéis e pousadas menores.
- Praia do Forte e Salvador
Perto de Salvador, hotéis de Praia do Forte garantiram 82% de ocupação no período de 9 a 14 de fevereiro. Média acima de 90% em Porto Seguro é esperada, diz Wilson Spagnol, presidente da seção Extremo Sul da Bahia da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Além da sede do município, ele enumera as localidades de Trancoso e Arraial D’Ajuda dentre as regiões mais buscadas pelos turistas nesta época. Baianos, mineiros e capixabas são destaques.
- Chapada Diamantina
O município de Mucugê registra 100% de ocupação dos hotéis e pousadas, segundo Pedro Kroger, representante da ABIH na Chapada Diamantina. Há ainda possibilidade de lotação no município de Lençóis.