O presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo e ministro do Turismo do Brasil, Celso Sabino, entregou ao secretário-geral da entidade, Zurab Pololikashvili, uma Carta Aberta defendendo a participação ativa e o reforço da representatividade dos países-membros na 30ª Conferência do Clima (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur
No documento, o ministro destaca que a cooperação entre integrantes e afiliados do organismo é essencial para garantir forte presença internacional no maior encontro climático do planeta. Ele também ressalta o papel do turismo sustentável e resiliente no combate às mudanças climáticas.
“Vamos trabalhar, juntos, para criar um roteiro que leve a uma COP30 colaborativa, que represente um avanço real para a adoção do turismo sustentável e resiliente. A COP30 é a nossa chance de transformar definitivamente o setor, garantindo que ele seja um pilar de crescimento econômico de forma sustentável. Não podemos perder essa oportunidade”, afirmou.
Amazônia como palco estratégico
Sabino enfatiza a importância de a conferência acontecer na Amazônia, o maior bioma do planeta, permitindo que líderes mundiais sintam a urgência de manter a floresta protegida.
“Não podemos perder a oportunidade de oferecer aos nossos líderes globais a chance de debaterem o futuro do planeta dentro de um laboratório vivo”, completou.
Preparação da cidade-sede
O governo federal tem ampliado investimentos para preparar Belém. O Ministério do Turismo oferece financiamentos com condições especiais, por meio do Novo Fungetur, para obras, aquisição de equipamentos e capital de giro. Além disso, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará, serão instaladas 670 placas de sinalização turística em quase 30 roteiros, com investimento de R$ 4 milhões.
Mobilização internacional
Segundo a presidência da COP30, 79 países já confirmaram hospedagem em Belém e outras 70 nações estão em negociação. Desde 18 de agosto, uma força-tarefa composta pela Secop, pelo Ministério do Turismo e pelo governo paraense vem atuando no atendimento às delegações.
Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur