Um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (5) mostra uma passageira de um voo escolhendo não conceder seu assento a uma criança que insistia em querer sentar ali
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Jennifer Castro optou por permanecer na poltrona referente à passagem que comprou em um avião mesmo diante da intimidação da mãe de uma criança, que gravava a situação com seu celular.
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O apoio a Jennifer foi tão grande que ela ganhou 1 milhão de seguidores em menos de 24 horas e até uma página de fã-clube foi criada no Instagram para ela.
O que as imagens mostram
No vídeo, a mãe da criança acusa a mulher que está na poltrona localizada na janela do avião de falta de empatia com a criança. Ela insinua que Jennifer tem algum ‘problema’ e que o ato é repugnante. Mas, somos obrigados a mudar de assento nessas situações?
“Eu entrei no avião e a criança estava no meu lugar. Eu cheguei: ‘olha, esse é meu assento.’ Eu esperei ele sair. Um rapaz que estava no corredor falou assim: ‘troca com ele. Você senta no corredor e ele senta no seu lugar.’ E eu falei não […] Ele chorou o voo inteiro. Acho que uns 50 minutos, em voo do Rio a BH. Ela [mãe] foi muito sem educação”.
a mãe começou a gravar a mulher sentada no avião só porque o filho dela ficou esperneando querendo sentar na janela e a moça no seu direito não deu o lugar, daí a mãe do menino achou de bom tom filmar a moça durante o voo… é cada uma!! pic.twitter.com/reauLIkNUL
— matheus (@whomath) December 4, 2024
É obrigatório trocar de lugar nesse caso?
De acordo com o colunista do UOL Alexandre Saconi, “trocar de assento em voos não é obrigatório a não ser em raras exceções. Geralmente, ligadas à segurança de voo ou em cumprimento de regras específicas.
Regulamentações da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) determinam que passageiros com menos de 16 anos estejam acompanhados ao menos de um adulto responsável durante o voo, mesmo que não marquem o assento com antecedência. Mas isso não significa o direito a ser na janela, podendo ser em qualquer poltrona do voo, desde que lado a lado.
Ao mesmo tempo, ainda que consensualmente, o passageiro não é obrigado a trocar de assento. Em situações nas quais ele pagou pela reserva naquele determinado lugar, caso a troca seja compulsória, o passageiro, em tese, teria direito a ter o valor devolvido pela reserva dessa comodidade”.
Marcação de assentos em voos comerciais no Brasil
No Brasil, a marcação de assentos em voos comerciais varia conforme a política de cada companhia aérea e o tipo de tarifa adquirida.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), muitas companhias cobram pela marcação antecipada de assentos, especialmente para reservas feitas com antecedência.
Segundo destaca matéria do portal Terra, as regras podem diferir dependendo do trecho (doméstico ou internacional), do tipo de tarifa e do status do passageiro em programas de fidelidade.
GOL, Azul e LATAM: como marcar assentos?
A GOL Linhas Aéreas oferece diferentes políticas de marcação de assentos conforme a tarifa escolhida, conforme indica a reportagem do Terra.
Já a Azul Linhas Aéreas permite a marcação gratuita de assentos a partir de 48 horas antes do voo. Para quem quiser reservar antecipadadamente, pode haver cobrança de taxas, dependendo do tipo de tarifa e do assento escolhido.
A LATAM Airlines possibilita a reserva de assentos durante a compra da passagem, na seção “Minhas Viagens” ou por meio do atendimento ao cliente. As tarifas para marcação antecipada variam conforme o tipo de assento e a antecedência da reserva.
Para marcar seu assento, além de verificar a política da companhia antes de comprar sua passagem, tente adquirir sempre com bastante antecedência.
Durante o check-in, algumas companhias liberam a marcação gratuita de assentos durante esse período.
Há ainda programas de fidelidade que oferecem, entre outras vantagens, a marcação gratuita de assentos ou acesso a assentos preferenciais.
Fonte: UOL e Terra