Localizado em Gramado, no Rio Grande do Sul, o Castelo Saint Andrews, um dos hotéis mais luxuosos do país, tem como política a garantia de exclusividade, sofisticação e requinte, reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos castelos escoceses, com qualidade de experiências e a satisfação dos clientes.
Além disso, o Castelo Saint Andrews busca estimular o desenvolvimento sustentável local, através da satisfação da comunidade, colaboradores, fornecedores, acionistas e a sustentação dos meios de produção e serviços.
Em concordância com essa metodologia, a partir de agora o hotel vai se adequar a um dos temas mais atuais a nível mundial, que é a Gestão de ESG, baseada no modelo de excelência internacional ISO. O modelo já é aplicado em alguns países de primeiro mundo e no Brasil o Saint Andrews será um dos primeiros hotéis a adotar suas práticas.
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Projeto ESG do Castelo Saint Andrews
A sigla ESG é a tradução do inglês “Environmental, Social and Governance” que significa Ambiental, Social e Governança, o que engloba todas as ações econômicas, sociais e ambientais das empresas com seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros, ou seja, como ela age em todos os âmbitos da comunidade que está inserida.
Quem conduz o projeto de ESG no Castelo Saint Andrews é a GESCAP (Gestão e Capacitação de Alta Performance), empresa especializada no assunto, sediada em Gramado.
Com vasta experiência em gestão no ramo industrial, hoteleiro e de entretenimento, os sócios da empresa Rafael Chaves e Vicente Atz são membros da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), e fazem parte da delegação brasileira da ISO de turismo sustentável. Inclusive participam da criação de normas ISO relacionadas a turismo sustentável que são discutidos com vários países anualmente. Neste ano, a conferência foi realizada na Espanha.
Segundo os proprietários da GESCAP, a aplicação deste modelo de gestão traz muitos benefícios para a organização, como aumento do valor da marca, ganho de reputação, padronização de todos os processos de excelência com treinamento dos colaboradores (retenção de talentos), maior destaque nas plataformas de vendas, aumento considerável de satisfação de clientes, fornecedores e parceiros e melhoria no desempenho financeiro. Os resultados começam a surgir já nos primeiros meses, através da capacitação da equipe nos processos padronizados, interferindo diretamente na experiência do hóspede.
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