Cataratas do Iguaçu – passeios e hospedagem no Parque Nacional

Continua depois da publicidade

O Parque Nacional do Iguaçu tem a maior área de mata atlântica do País e é também o lar das majestosas Cataratas do Iguaçu, um espetáculo da natureza que enche os brasileiros de orgulho.

Ponto de visitação de milhares de turista estrangeiros, sobretudo, a área do parque é extensa e encantadora pela variedade de fauna e flora – área de 185 mil hectares de reserva florestal no extremo oeste do Estado do Paraná, na Bacia do Rio Iguaçu. Foz do Iguaçu é um dos três destinos mais procurados por turistas internacionais em viagem ao Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

Por Simone Barros, @viagemelifestyle, colaboradora do DT
Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)
Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)

Mais que um ponto turístico brasileiro, não podemos esquecer que essa é considerada a última área extensiva de Mata Atlântica no Sul do Brasil e o parque nacional foi criado com o propósito principal de preservar essa região para as gerações futuras. Em 1986, a UNESCO o reconheceu como Patrimônio Natural da Humanidade.

Veja também as mais lidas do DT

Para quem já visitou, uma unanimidade: a vista das cataratas – divisa com Argentina, é mesmo mais linda do lado verde e amarelo.

As Cataratas do Iguaçu são impactantes. São ao todo 275 quedas que se estendem ao longo de 5 km, formando um impressionante cânion no Rio Iguaçu. Dessas quedas, 19 são grandes saltos, sendo o mais imponente deles a famosa Garganta do Diabo, com impressionantes 90 metros de altura, que rende impressionantes registros fotográficos.

Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)
Visão das Cataratas do Iguaçu (foto: Simone Barros)
Parque Nacional do Iguaçu com rica fauna e flora em meio à mata Atlântica (foto: Simone Barros)
As deslumbrantes Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, Paraná (foto: Simone Barros)

Emocionante

As águas em suas quedas geram um barulho impactante e emocionante, que pode ser escutado antes mesmo de chegarmos em primeira área de avistamento das cataratas . A vazão média do rio nas cataratas é de 1800 m3 por segundo, o que equivale a cerca de 10 milhões de litros de água. E, avançando na trilha do parque, rumo a Garganta do Diabo, é possível ver os vapores de água refletindo a luz do sol e propiciando as mais belas vistas dali em lindos arco-íris.

Outra surpresa do passeio que encanta turistas de todas as idades é encontrar pelo trajeto: tucanos, borboletas, quatis e fala-se muito por ali das onças-pintadas que circulam pela região. Vale dizer que o quati é símbolo de Foz do Iguaçu, por ser uma espécie protegida.

Passeio de barco com Macuco Safari (foto: Simone Barros)
Passeio de barco com Macuco Safari (foto: Simone Barros)

Para ter vistas especiais e únicas das Cataratas, dois passeios fazem muito sucesso com os turistas e são oferecidos por empresas terceirizadas. O passeio do Macuco Safari, que inclui trilha e caminhada pela mata Atlântica e termina com um emocionante passeio de barco a motor bem próximo às quedas d’água e o passeio de helicóptero- em geral sobrevoos de 15 minutos pelo parque nacional.

O hotel fica dentro do parque nacional do Iguaçu (foto: Simone Barros)
O hotel fica dentro do parque nacional do Iguaçu (foto: Simone Barros)

Experiência única

E no meio desse imenso e diverso paraíso natural está uma pérola de hospitalidade, sustentabilidade e que tem muita história. O Hotel das Cataratas foi construído em 1958. Desde 2007 está sob a administração do grupo Belmond, que realizou amplas reformas, com um investimento de R$ 60 milhões destinados a recriar 184 acomodações e os espaços de uso comum, como piscinas, restaurantes, jardins e a abertura de um novo spa.

O charme de ser o único empreendimento hoteleiro situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu é, de fato, diferenciado por oferecer uma experiência única aos hóspedes: eles podem acessar o parque e suas trilhas em horários exclusivos. Isso garante uma experiência tranquila e inesquecível às Cataratas e é possível fazer o passeio com um guia local.

Jardins à frente do hotel (foto: Simone Barros)
Jardins à frente do hotel (foto: Simone Barros)

Melhor Hotel da América do Sul

A hospedagem no Belmond Hotel das Cataratas é uma experiência única de serviço, excelência, gastronomia e também de bem-estar.  Vale lembrar que o hotel conquistou nesse ano de 2024, pela sétima vez consecutiva, pela Forbes Travel Guide o título de melhor Hotel da América do Sul. Além disso, sua posição em oitavo lugar na lista global La Liste faz jus à qualidade e ao serviço genuíno.

As acomodações do hotel são amplas, seguem um estilo clássico e algumas suítes oferecem vista para as Cataratas. Como padrão de atendimento Belmond, os hóspedes são frequentemente surpreendidos com mimos e novidades nos serviços do hotel.  Os amenities em toda a hospedagem são da tradicional marca brasileira Granado.

Bar Tarobá

A gastronomia é realmente um capítulo a parte.  O hotel conta com o bar Tarobá, o bar da piscina e os restaurantes Ipê e o novíssimo Y, que conta há poucos meses com novo e premiado chef, e impressionante menu.  Com um clima mais informal e à beira da piscina, o Ipê foi totalmente reconstruído na grande reforma e ganhou um salão climatizado, e possui um cardápio para todos os gostos. Do delicioso buffet de café da manhã até o almoço variado, o Ipê apresenta pratos tradicionais brasileiros, buffet internacional ou a típica feijoada aos sábados.

Bar Tarobá ( foto: Simone Barros)
Bar Tarobá ( foto: Simone Barros)

Para fim da tarde e também tomar um drink antes de jantar, a boa pedida é o Bar Tarobá. Ali também é o local perfeito para apreciar um dos mais lindos pôr do sol – com as Cataratas como cenário . A carta de drinks impressiona e são destaque as opções autorais – recomendo o drink Tucano (Gin Brasileiro, xarope de maçã verde, suco de laranja, xarope de pitanga, espuma de gengibre).

Restaurante Y

Já o restaurante Y oferece uma proposta de alta gastronomia com toques de brasilidade.  O premiado chef Luiz Filipe Souza ( que também atua no restaurante paulista Evvai) apresenta ali uma cozinha criativa brasileira, trazendo ingredientes, técnicas, preparos e sabores de diferentes regiões do país em roupagem contemporânea.

A experiência no Y começa uma pausa no seu bar intimista, que tem carta assinada por Matheus Gusman – bartender dos restaurantes Evvai e Trattoria. Composta por clássicos brasileiros revisitados, como o Rabo de Galo Especyal e o Marya RYja (que brinca com o Maria Mole), ela ainda conta com cinco drinks autorais baseados em ingredientes nacionais, entre eles o CambucY FYzz, o ButYá Sour e o Cupu MulY.

Ovo dourado com tucupi e mandioca é destaque no menu do restaurante Y ( foto: Simone Barros)
Ovo dourado com tucupi e mandioca é destaque no menu do restaurante Y (foto: Simone Barros)

A experiência gastronômica do Y segue no salão principal com 48 lugares, totalmente reformulado e que agora conta com um mural das artistas plásticas Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, remetendo às cores da Mata Atlântica que circunda a região. Aberto a hóspedes e visitantes, o Y tem menu criado pelo chef Luiz Filipe, privilegiando pratos icônicos da gastronomia nacional em releituras únicas. Fazem sucesso o camarão carabineiro na brasa, o snack de chipa feito com queijo meia-cura, pimenta Muripi fermentada e papada de porco Carunxo defumada.Um ovo dourado com tucupi e mandioca já é um ícone do menu e, segundo o chef,  uma homenagem à cultura alimentar indígena.

Lazer no Hotel das Cataratas

O Belmond Hotel das Cataratas oferece aos hóspedes duas piscinas, sendo a principal de impressionantes 310m2. Outro charme do hotel são os jardins tropicais exuberantes que o cerca, com árvores centenárias e uma variedade de exemplares raros de orquídeas e bromélias.

Piscina do hotel das Cataratas com 310m2 ( foto: Simone Barros)
Piscina do hotel das Cataratas com 310m2 (foto: Simone Barros)

Para completar a experiência, quadra de tênis e um spa muito completo. O menu do spa oferece uma variedade de opções de terapias relaxantes, reparadoras, revigorantes e tonificantes em suas seis salas de tratamento, alem de espaços com banheiras e saunas a vapor.

É fácil chegar em Foz do Iguaçu e viver todas essas experiência de explorar a natureza e conhecer um dos hotéis mais bonitos do País . As companhias aéreas oferecem vôos diretos para lá a partir das seguintes cidades de origem: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Florianópolis. Salvador e Fortaleza.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade