Os argentinos estão descobrindo as belezas do Ceará. Localizada a cerca de cinco mil quilômetros de Fortaleza, o avião tem sido o meio de transporte cada vez mais usado pelos vizinhos para chegar à capital. De janeiro a março deste ano, 1,7 mil turistas argentinos desembarcaram no Ceará via Aeroporto Internacional Pinto Martins. O número é 36% maior do que o registrado em todo o ano passado, quando o Ceará recebeu 1,2 mil argentinos.
O novo fluxo que chega de avião pode ampliar a presença de estrangeiros no Nordeste. Até agora, mais da metade (1,7 milhão) dos argentinos que visitou o Brasil chegava de carro ou ônibus (876 mil) e preferia destinos mais próximos, como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro e Bombinhas (SC), de acordo com dados do Ministério do Turismo.
Com novas rotas entre as capitais Buenos Aires e Fortaleza, como a operada pela companhia aérea Gol, a Argentina apareceu entre os cinco países que mais enviam turistas estrangeiros para o estado, atrás apenas de Itália, Portugal, Alemanha e França. Nos próximos dias, outra capital nordestina passará a contar com voo direto de Buenos Aires: Natal (RN). O voo deve ser inaugurado em 4 de julho e a frequência será semanal, todos os sábados.
Veja também as mais lidas do DT
Conforme pesquisas feitas pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), o gasto per capita dos argentinos é de cerca de R$ 3 mil e a permanência média é de sete dias. Cerca de 65% dos turistas argentinos que visitam o Ceará visitam o estado pela primeira vez. “A nova rota está alinhada com a estratégia da companhia de ampliar e reforçar a presença internacional, principalmente em destinos da América Latina”, afirma Claudio Borges, diretor de Planejamento de Malha da Gol.