O presidente da Global Travel Assistance, Celso Guelfi apresentou ao DIÁRIO DO TURISMO um balanço da sua empresa em 2023. O encontro foi durante um almoço, em São Paulo, com o editor do DT, jornalista Paulo Atzingen.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
“Foi um ano muito bom para nós. Um ano de muito trabalho e, portanto, de muitos realizações. Fechamos 2023 com um faturamento 26% acima ao de 2022, uma situação, para o momento muito interessante”, disse.
Veja também as mais lidas do DT
Celso Guelfi utilizou como baliza os números da IATA – Associação do Transporte Aéreo Internacional – divulgado na última quinta-feira (11): Na América do Sul, as companhias aéreas apresentaram aumento de 20% no tráfego de novembro de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. Em termos globais, o desempenho das viagens aéreas atingiu 99% dos níveis de 2019.
“Em termos domésticos (leia-se Brasil), as aéreas tiveram um aumento de 22% nos voos nacionais e 18% nos voos internacionais. Em termos de ocupação, as companhias aéreas em 2023 chegaram a 98% do que faziam no período pré-pandemia, porém, é importante destacar com custos mais altos”, pondera o executivo.
Boa Notícia
O trabalho de capacitação e treinamento da GTA têm se destacado ao longo dos anos e o DIÁRIO tem noticiado essas ações. “Nós fizemos 2.820 capacitações e treinamos 9.280 agentes de viagem no Brasil inteiro e o objetivo desse ano é atingirmos os 10 mil”, quantifica Guelfi.
Acrescido a esse trabalho de educação de agentes de viagens, a GTA conseguiu um marco no ano passado, explicado por Celso: “Trouxemos para trabalhar conosco mais 936 agências. É um número expressivo, fruto de muito trabalho”, pontua ele, lembrando que são agências com CNPJ, com endereço físico e recolhedoras de impostos. O que nos diferencia é que somos BtoB, ou seja garantimos a essas agências a exclusividade de trabalhar com o cliente final”, pontua.
Crescimento 2024
As perspectivas para 2024 são promissoras para o executivo. Embora o crescimento econômico global deva desacelerar com uma estimativa de 2,4% em 2014 (segundo o Relatório da “Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2024”) publicado pelas Nações Unidas esta semana, o desejo em viajar continuará latente no brasileiro e no ser humano, afirma Celso Guelfi.
O presidente da GTA antes de fazer seu prognóstico para 2024 fala que ampliou sua equipe de vendas e possui 22 representantes nas principais cidades brasileiras. “Teremos um crescimento de 20% acima dos números alcançados em 2023”, antecipa.
“Com uma gama de produtos, estamos surfando com os melhores preços do mercado e sempre nivelados ou melhores que a concorrência”, arrisca e lembra da nova formatação para os seus planos de assistência, lançados em outubro: “Um exemplo é que todos os nossos produtos nacionais e internacionais são comercializados no formato “POR EVENTO”, proporcionando a reintegração de capital das despesas médico-hospitalares, em caso de mais de um atendimento durante o período da viagem”, detalha o fundador da GTA.
Serviço:
Global Travel Assistance – A central de operações da GTA reúne 3 mil colaboradores, 530 linhas telefônicas, 40 centros operacionais e 300 postos de coordenação com capacidade para responder mais de 95 mil chamadas. Com sede em São Paulo, a empresa atua com 22 representantes nas principais cidades brasileiras.