(Edição do DT com agências)
Celebrada em todo o Brasil, a padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida, ganha homenagens também em municípios baianos, na segunda-feira (12). A data é uma boa alternativa para os adeptos do turismo religioso que desejam aliar momentos de fé com visitas a cidades do interior do estado. Municípios como Salvador, Bom Jesus da Lapa, São Felipe e Igaporã realizam novenas, tríduos, missas, procissões e romarias para render graças à santa, uma das mais populares do Brasil.
O município de Bom Jesus da Lapa, com forte tradição no turismo religioso e famoso por realizar a terceira maior romaria do país, a do Bom Jesus da Lapa, espera receber cerca de 100 mil visitantes para as homenagens à padroeira do Brasil. A maioria vem de Minas Gerais, Brasília, Espírito Santo, Goiás e Tocantins.
Veja também as mais lidas do DT
Desta sexta (9) até domingo (11), período do tríduo, a gruta onde está a imagem da santa abre às 5h e missas são realizadas às 19h30. Na segunda-feira (12), a programação segue com confissões, Ofício de Nossa Senhora, missas, batizados e bênçãos, tendo como ponto alto a procissão, às 18h, seguida da missa festiva. O culto à santa em Bom Jesus da Lapa aumentou a partir de 2009, quando o município recebeu a réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida do Santuário Nacional de Aparecida (SP). Atualmente, a comemoração é a terceira maior realizada na cidade.
Localizado no oeste baiano, a 902 quilômetros de Salvador, e banhado pelo Rio São Francisco, o município agrada a qualquer visitante. Em um espetáculo de belas paisagens, está o Morro do Bom Jesus, feito de calcário maciço, rodeado por grutas e dividido em galerias. O Santuário de Bom Jesus da Lapa é outro atrativo natural, com grutas e uma torre do lado de fora, que possibilita uma visão panorâmica da cidade. No Santuário, encontra-se a imagem de Bom Jesus Crucificado, local onde os romeiros se ajoelham para fazer as orações.