Após atrair mais de 2 mil visitantes em 2024, o Cemitério da Consolação reinicia as visitas mediadas em 2025, oferecendo novamente ao público a oportunidade de explorar seu rico patrimônio histórico e cultural. A nova temporada começa nesta segunda-feira (13), às 14h, com passeios gratuitos e limite de 100 participantes por sessão.
Segundo nota enviada pela assessoria do Cemitério da Consolação ao DIÁRIO, as visitas têm duração média de duas horas e, além de receberem público geral, são bastante procuradas por escolas e grupos que desejam conhecer mais sobre a história do cemitério.
Francivaldo Gomes, popularmente conhecido como Popó, é o responsável por conduzir os passeios. Mediador há mais de duas décadas, ele compartilha histórias marcantes sobre o local e sua importância cultural. “É incrível voltar com os passeios em 2025. Estou muito animado para contar novas histórias e continuar ajudando as pessoas a conhecerem mais sobre este cemitério e também sobre as personalidades que compõem a história da cidade”, comenta Popó.
Reconhecido como um marco da memória paulistana, o Cemitério da Consolação é também um importante espaço para a arte funerária, abrigando obras de escultores renomados como Victor Brecheret e Galileu Emendabili. Entre as personalidades sepultadas estão figuras históricas como Domitila de Castro, Marquesa de Santos; o abolicionista Luís Gama; os modernistas Mário de Andrade, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade; além do escritor Monteiro Lobato e dos ex-presidentes Campos Sales e Washington Luís.
Os interessados em participar das visitas devem retirar o ingresso gratuitamente na plataforma Sympla. Como as vagas são limitadas, a recomendação é garantir a reserva com antecedência.