Centro europeu emite alerta de febre amarela para viagens ao Brasil no carnaval

Continua depois da publicidade

A organização é ligada à União Europeia e se dedica a doenças com risco de epidêmico

Agências Internacionais (BBC)

Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) emitiu nesta quinta-feira (18) um alerta de avaliação de risco para os viajantes que vierem ao Brasil durante o carnaval. O documento afirma esperar um aumento nos casos por conta do turismo sazonal.

“O carnaval é um dos maiores encontros internacionais com grande público e vai ocorrer de 6 a 14 de fevereiro. Durante o carnaval, o número de viajantes da União Europeia (UE) e do Espaço Econômico Europeu (EEE) deverá aumentar, portanto o número de casos associados a viagens entre turistas não vacinados poderá aumentar no próximo mês”, informa o comunicado.

Veja também as mais lidas do DT

A ocorrência da morte de macacos pela doença na proximidade de regiões metropolitanas como Rio e São Paulo é considerada “preocupante”, “particularmente com o começo da temporada em que eles ficam mais ativos, à partir de dezembro de 2017”, ressalta a avaliação.

A organização é ligada à União Europeia e se dedica a doenças com risco de epidêmico. O comunicado alerta ainda que há “uma cobertura sub-optimal de vacinação em algumas áreas”. “Há uma possibilidade crescente de ciclos de transmissão de febre amarela nas áreas de periferia e urbanas, que pode aumentar significantemente o número de pessoas potencialmente expostas”.

Alerta na página do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (Foto: Reprodução/ECDC)Alerta na página do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (Foto: Reprodução/ECDC)

Alerta na página do Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (Foto: Reprodução/ECDC)

Risco baixo na Europa

Apesar do alerta, ECDC considera baixo o risco de proliferação da doença na Europa (Foto: Miguel Schincariol/AFP)

Além de destacar o aumento de risco, o alerta ainda sugeriu medidas práticas aos turistas, como garantir que a vacina foi tomada, usar roupas de manga comprida e dormir em locais com ar-condicionado e mosquiteiros.

A reportagem da BBC Brasil questionou a representação da Organização Pan-Americana de Saúde se há algum temor ou possível alerta sazonal em relação ao Carnaval, mas a organização preferiu não se posicionar. Em 2016, próximo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a Organização Mundial de Saúde chegou a emitir um alerta para as mulheres grávidas evitarem viajar ao Brasil, por causa do surto de zika vírus.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade