(Edição do DT com agências)
A Chácara do Jockey está em obras para se transformar em um parque municipal de 143,5 mil metros quadrados. A área verde reunirá cultura, esportes e educação, com centro cultural, pista de skate, quadra, creche e pré-escola. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta sexta-feira (15) as futuras instalações do espaço de lazer, que era reivindicado há mais de 30 anos pela população da zona oeste.
“Estamos com as obras muito adiantadas dos equipamentos iniciais da Prefeitura, que são a parte educacional, com CEI e EMEI, a esportiva, com uma das maiores pistas de skate do Brasil, quadra poliesportiva e os campos de futebol recuperados, e cultural, que terá um centro de economia criativa. Nós vamos abrir a praça, a área de contemplação e as primeiras baias”, anunciou Haddad. Segundo o prefeito, a reabertura está prevista para 30 de abril.
Veja também as mais lidas do DT
A elaboração do projeto contou com a participação dos moradores do bairro. A primeira etapa da inauguração contará com a entrega de equipamentos de ginástica para idosos, uma base da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Laboratório de Fabricação Digital (FabLab), quadra, vestiários, horta comunitária, playground, espaços de convivência com churrasqueiras e salão de festa, além de pista de caminhada. Os praticantes de skate terão à disposição duas pistas.
Os muros que cercavam a antiga chácara também foram derrubados e trocados por grades. A iluminação recebeu investimentos de R$ 750 mil para a instalação de 150 luminárias LED.
A segunda etapa da reforma transformará o parque em um polo cultural nas antigas cocheiras e alojamentos de cavalariços, além de pequenas edificações onde funcionavam a administração e a residência do gestor. Estas construções abrigarão oficinas, estúdio de gravação, salas de produção e sala multiuso para dança, música, reuniões e apresentações cênicas. No Polo também funcionará o Laboratório de Experimentação e Inovação Audiovisual (LEA).