Chile é destino turístico mais procurado entre 2020 e 2023, aponta pesquisa

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Embarque de brasileiros para o país andino segue em alta

Muito conhecido por suas belezas naturais e produtos de qualidade, o Chile é apontado como o destino turístico de maior procura entre os anos de 2020 e 2023 segundo o estudo “Longitudinal” feito pela Fundação Imagem Chile. Foram ouvidas 2.600 pessoas de 13 capitais espalhadas pelo mundo, como São Paulo, Nova Iorque, Paris, Dubai, Tóquio. Do total de participantes, 52% consideram o Chile como principal escolha para viagem em 2023, ante 42% de 2020.

Os principais atributos que chamam a atenção dos turistas do mundo todo são natureza atraente, passando de 77% em 2020 para 80% em 2023; país reconhecido pela sua arte, cultura e patrimônio, para 70%; por exportar produtos de qualidade, de 54% para 67%. Não ficam de fora a menção sobre o Chile ser um país confiável, de 49% para 64%, e seguro, de 48% para 61%.

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Se tratando do total de turistas que entraram no país andino em 2023, dados do Serviço Nacional de Turismo, Sernatur, mostram que esse número chegou a 3.730.507 pessoas, representando uma alta de 83,7% sobre 2022. Desse total, 13% eram de turistas brasileiros, contabilizando a entrada de 485.933 mil pessoas, o que faz do Brasil o segundo maior emissor de turistas após a Argentina.

Já entre janeiro e agosto deste ano, entraram no Chile um total de 2.849.681 milhões de turistas. Os dados representam alta de 35,7% em relação ao mesmo período de 2023. Fazendo um recorte sobre o Brasil, o país enviou 439.361 mil pessoas, avanço de 15,4%.

Hugo Corales, Diretor Comercial da ProChile no Brasil, comenta que “o Brasil é nosso principal parceiro comercial na América Latina. Todos os dias abastecemos a mesa do brasileiro com alimentos como salmão, frutos do mar, frutas frescas, nozes e também outros produtos como vinho e azeite. Com o encontro de negócios Chile Week, entre 30 de setembro e 4 de outubro, queremos aprofundar e fortalecer nosso posicionamento no mercado e aproveitá-lo como plataforma para abrir novas oportunidades em outros setores como o Turismo.”

Coquimbo Região Estelar

Um dos destinos que despontam no interesse dos brasileiros é a região de Coquimbo. Localizada ao norte do Chile é reconhecida mundialmente como a “região das estrelas” por ter os céus mais transparentes do mundo para observação astronômica e por possuir a maior rede de turismo astronômico do hemisfério sul. Mas não é só o céu estrelado que atrai o olhar dos visitantes. O destino oferece a oportunidade de conhecer o pisco, aguardente chilena produzida a partir das uvas e que está se tornando sensação entre os consumidores brasileiros, além de seu patrimônio natural e arqueológico, as tradições camponesas e o artesanato em pedra nos seus vales. Há recantos pouco explorados com santuários naturais, pinturas rupestres, aves nativas, paisagens que falam da sua cultura camponesa quando são decoradas com os seus rebanhos de cabras, belos pomares e impressionantes videiras.

Entre as comunas, há as chamadas “zonas rezagadas” (“áreas carentes”) por serem mais remotas, compostas por Monte Patria, Punitaqui, Combarbalá e Canela localizadas nos Vales Limarí e Choapa – coroados pela Cordilheira dos Andes – onde se abre um espaço para o turismo rural e o Turismo Wellness, ideal para retiros, atividades ao ar livre, entre outras dinâmicas de bem-estar.

Este território oferece experiências, paisagens e sabores que se conectam com a cultura da sua comunidade. É uma terra com tradições típicas da região como a transumância dos criadores de cabras. Além disso, é um local com uma atividade agrícola com variedade de produtos para desfrutar de uma rica gastronomia (vinhos, frutas frescas e frutos secos, que ligam o paladar às paisagens montanhosas deste país do fim do mundo).

Sobre ProChile

ProChile é uma instituição do Ministério das Relações Exteriores do Chile responsável por promover a oferta exportável de bens e serviços chilenos e contribuir para o desenvolvimento do país, por meio da internacionalização de empresas chilenas, da promoção da imagem do país, do investimento estrangeiro e do turismo.

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