terça-feira, novembro 4, 2025
InícioMatérias especiaisChubut: joia patagônica da Argentina é apresentada em São...

Chubut: joia patagônica da Argentina é apresentada em São Paulo

Consulado da Argentina no Brasil apresenta província de Chubut para representantes do turismo

Destino turístico ainda não consolidado pelo setor, província argentina é tema de evento voltado especialmente para operadores e agentes de viagem

Por Aurora Ayres – especial para o DIÁRIO

Campos de tulipas, montanhas e lagos, bosques nativos e até praia… Escondida no coração da Patagônia, a província de Chubut na Argentina é um verdadeiro paraíso desconhecido, um destino ainda inexplorado pelo turismo brasileiro. A fim de promover e destacar os atributos dessa atração turística, representantes do destino receberam nesta terça-feira (dia 4) operadores e agentes de turismo da capital paulista e região, na sede do Banco de la Nación Argentina. O evento foi realizado com o apoio do Consulado Geral da República Argentina em São Paulo, da Inprotur e da Aerolíneas Argentinas.

A beleza e o encanto de Chubut foram apresentados detalhadamente pela representante do destino, Cristiane Cavalli. “Atrativos não faltam. O turismo marinho na Península Valdés, por exemplo, abriga uma fauna rica composta por baleias, pinguins, lobos marinhos, golfinhos, aves e orcas. É possível combinar esse passeio com o turismo de neve em Esquel, na região andina; basta estar atento ao calendário da fauna marinha na região”, exemplificou.

Chubut
Ministro da Província de Chubut, Diego Lapenna, frisou que cerca de 55 milhões de habitantes no estado de São Paulo têm genuíno interesse pela Patagônia (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Na ocasião, o ministro do turismo da província de Chubut, Diego Lapenna, frisou que cerca de 55 milhões de habitantes no estado de São Paulo têm genuíno interesse pela Patagônia. “Eles gostam de consumir, de se divertir, de apreciar um bom serviço e, acredito, gostam de descobrir novas experiências. E é isso que viemos oferecer”, ressaltou.

Lapenna acredita que o segredo para tornar um destino conhecido é saber divulga-lo. “Há lugares maravilhosos na América do Sul. Basta saber divulgá-los, entender as necessidades do turista que deseja escolher um destino e criar as condições adequadas. Por que escolher Chubut em vez de outro destino já consolidado? Basicamente, devido às condições comerciais, à atenção aos detalhes e ao serviço”, complementou.

Chubut surpreende com natureza exuberante, vida selvagem e experiências únicas

Um dos atrativos que realmente cativa os visitantes é a temporada de vida selvagem, que inclui a observação de baleias de junho a dezembro, como salientou a subsecretaria de Turismo do governo de Chubut, Magali Volpi: “Utilizamos uma técnica única de observação de baleias, com barcos partindo de Puerto Pirámides, localizado na Península Valdés. Essa temporada de baleias, que começa em setembro, coincide com a temporada do pinguim-de-magalhães quando chegam às reservas de Cabo dos Bahías e Punta Tombo, esta última sendo uma das mais importantes reservas continentais do mundo”, ressaltou.

Chubut
Ivan Blanco Cadahia: 80 voos semanais para Chubut (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Aventuras submarinas e terrestres também são atrativos na região por meio de experiências de mergulho, travessias 4×4 e cicloturismo. O turista ainda pode participar de excursões ao centro astronômico, conhecer a cultura galesa, visitar museus, andar de trem e conhecer fazendas típicas chubutenses, com suas plantações de olivas, vinhedos e bodegas. A região oferece atrações como rafting, pesca desportiva e experiências de enoturismo que podem ser vividas na maior parte das 90 vinícolas existentes na província, além de uma gastronomia diferenciada.

O maior labirinto vegetal da América do Sul também está localizado em Chubut. Acredita-se que os visitantes possam levar de 45 minutos a uma hora para encontrar a saída, que fica no mesmo local da entrada. O local ainda possui uma casa de chá, restaurante, galeria de arte e lojas de produtos artesanais. Outra curiosidade está no Museu Paleontológico Egidio Feruglio, em Trelew, onde está exposto o esqueleto do que consideram ser o maior dinossauro encontrado até agora no mundo.

Em meio à espetacular natureza, Chubut é tão especial que conta com dois patrimônios da humanidade: a Península Valdés e o Parque Nacional Los Alerces. O turismo sustentável conta com mais dois parques nacionais, o Lago Puelo e o Marítimo Costero, este localizado na região da Patagônia Azul, ecossistema marinho situado em uma das 17 áreas naturais protegidas na região.

Chubut
A beleza e o encanto de Chubut foram apresentados detalhadamente pela representante do destino, Cristiane Cavalli (Crédito: Paulo Atzingen – DT)
Chubut
Agentes e operadores de turismo participaram da apresentação (Crédito: Paulo Atzingen – DT)

Conectividade e estrutura tornam Chubut um destino promissor para brasileiros

Mesmo encravada no centro da região patagônica, não é nada difícil chegar em Chubut. Muito pelo contrário; a província localiza-se há apenas 120 quilômetros de Bariloche. A conexão Brasil – Argentina pode ser feita via Aerolíneas Argentinas para quatro aeroportos da região, como o de Trelew, um dos mais importantes da Península Valdés. Há também o aeroporto de Madryn, a apenas 60 quilômetros de distância, o aeroporto de Esquel, na região andina, que recebe um voo diário de Buenos Aires e o de Comodoro Rivadavia.

De acordo com o gerente comercial da aérea no Brasil, Ivan Blanco Cadahia, são feitos cerca de 80 voos semanais durante o ano todo para Chubut. No verão, cerca de 130 voos semanais, que saem de Salvador (BA), Porto Seguro (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Com 225 mil quilômetros quadrados, Chubut conta com diversos tipos de hospedagens que vão desde aconchegantes e bucólicas pousadas até os mais luxuosos hotéis, concentrados nas cidades de Esquel, Trelew e Puerto Madryn.

LEIA TAMBÉM:

El Querandi:  uma noite argentina embebida em tango e futebol

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque