Especialista fala sobre os elementos que mantém o funcionário em sintonia com a empresa
Agências com Edição do DT
Muitos funcionários passam por crises nas empresas quando sentem-se desmotivados com o trabalho ou com a empresa onde trabalham. Partindo desse princípio, a coach Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outlieers Careers separou algumas dicas para se manter firme no serviço executado.
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1. Você faz o que gosta?
O funcionário trabalha mais motivado quando está clara qual função exatamente está desempenhando. Para que ele se sinta motivado e produza mais é necessário que tenha também uma expectativa de crescimento, de cargo ou de salário. Assim, o colaborador estimula metas a serem seguidas, além das já estipuladas no trabalho. A coach indica: ao final de cada dia ou semana, faça uma lista do que tem feito na empresa, uma espécie de relatório para avaliar o desenvolvimento do trabalho.
2. A importância do seu trabalho
O seu trabalho é diferenciado ou você é só mais um funcionário na empresa? O tipo de trabalho que você realiza é importante para o desenvolvimento geral da empresa? De acordo com a profissional, o segundo passo para se manter motivado é saber que o seu trabalho faz a diferença para algumas pessoas. Segundo Madalena, “se você não está enxergando esse significado, tente ir mais fundo. Você pode analisar seus relatórios semanais para preparar a próxima semana”.
3. Variedade as atividades
Um dos grandes pontos de desmotivação no trabalho é fazer tudo igual todos os dias. É importante se tenha atividades iguais todos os dias, você consiga flexibilizar as tarefas, para que o dia de trabalho não se torne maçante. A profissional indica esse tipo de movimento para estimular diferentes partes do cérebro, a fim de conseguir recarregar a motivação.
4. Feedback
Tão importante quanto realizar um trabalho é ser reconhecido pelo que fez, seja pelo chefe ou pelo cliente. O feedback, diferente do que muitos costumam pensar, não serve para mexer com o ego do funcionário, e sim para ajudá-lo a aprimorar as suas habilidades e realizar um trabalho ainda melhor.
5. Autonomia
Não menos importante que os outros pontos já citados, a autonomia no trabalho também é um fator de necessária discussão. Esse caso geralmente atinge os empreendedores, pois têm mais liberdade de escolha do horário no qual vão trabalhar e desempenhar as funções de acordo com sua vontade. “Fugir do convencional e dos padrões ajuda a nos tornarmos mais criativos”, finaliza Madalena.
Nada melhor do que se poder dizer: “Ainda pagam para fazer o que gosto”. Este é o melhor Feedback que um Gerente póde ouvir de um colaborador. Entretanto, a questão da Autonomia no trabalho passa pela conscientização de que sem cliente não justifica a atividade existir. Se na Aviação encontramos pessoal treinado, especialmente, os que trabalham “a bordo” e percebemos neles uma certa autonomia em atender aos passageiros, já para reservas de hotéis, parece haver uma tendência em atender aqueles que atuam organizando viagens em grupos, que é interessante para estudantes ou pessoas da terceira idade, que possuem horários, digamos mais equivalentes. Para quem trabalha e tem férias, em meses diferenciados, deveria haver uma orientação na recepção dos hotéis e pessoal que atua com pedidos de reservas, que atender ao chamado “cliente final”: que contacta diretamente com hotel é importante, igualmente, já que também deixa contribuição à cidade do destino da viagem: ao utilizar táxis, escolher restaurantes por conta própria e muitas vezes paga o valor das diárias, maior, por não estar em grupo. Portanto, colaboradores motivados e clientes satisfeitos, é tudo que um empresário deseja, sem ser utopia, já que ano passado em Hotel em Goiânia colaboradores perguntaram o que eu havia achado da estadia. É a segunda vez que comento desta experiência, neste espaço: outro detalhe importante que é ser memorável a viagem que se faça e, poder sentir colaboradores fiéis e motivados no local em que trabalham.