Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do DIÁRIO
O Pará participa da 44ª Expo ABAV e comentou ao DIÁRIO sobre as expectativas para o próximo Círio de Nazaré, que acontece em Belém. O foco das ações se concentrará no cronograma para a divulgação e cobertura da Romaria Fluvial, Trasladação e da grande Romaria do Círio, realizada no segundo domingo de outubro.
“A Setur faz um concurso de ornamentação dos barcos e lanchas que participam da Romaria Fluvial. A novidade para este ano foi a autorização para que lanchas e jet-skis pudessem participar. Anteriormente não podiam, pois o número somente em Belém chegam a 2500“, comentou Colares. O Concurso de Ornamentação das Embarcações da Romaria Fluvial premia as embarcações mais decorativas e são selecionadas por uma comissão julgadora.
Veja também as mais lidas do DT
“Durante o Círio de Nazaré temos uma estimativa de que cerca de 83 mil turistas chegam a Belém. Isso é um número oficial e são registrados a partir do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans, Terminal Rodoviário Engenheiro Nunes e Terminal Hidroviário Luiz Rebelo Neto“, cita o secretário. Desta totalidade, somente 30% hospedam-se em hotéis na cidade. A maioria ainda fica em casas de familiares, igrejas e outros tipos de hospedagens. O Círio de Nazaré gera aproximadamente 30 milhões em negócios durante o período de realização.
Novidades 2016
Para a Expo ABAV vieram 36 empresários, 14 operadores de receptivo com a apresentação de um catálogo novo de produtos com roteiros de várias regiões. Um novo voo entre Belém e a Ilha do Marajó foi lançado e começará a operar no dia 03 de outubro, segunda-feira. A empresa que fará a operação às segundas, quartas e sextas será a TWA.