Com o objetivo de fugir do urbano, da tecnologia, empreender um turismo de belezas naturais, gastronômicas e culturais, sempre aliada à sustentabilidade, a agência de viagens Vento Sul foi a única empresa gaúcha a conquistar o primeiro lugar como agência de viagens no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade. O DIÁRIO conversou com o proprietário da agência, Claudio Souza, sobre o prêmio, novidades para 2015 e outros assuntos. Confira:
DIÁRIO – Claudio, quais são os principais desafios para manter o crescimento aliado à sustentabilidade?
CLAUDIO SOUZA – O lucro não vem em primeiro lugar. Ele tem que ser consequência do trabalho organizado. Manter a autoestima dos parceiros em alta é fundamental, já que o retorno vem a longo prazo.
Veja também as mais lidas do DT
DIÁRIO – Qual é o diferencial dos pacotes oferecidos pela Vento Sul?
CLAUDIO SOUZA – O diferencial são os roteiros de agroturismo e roteiros criativos a bordo das princesinhas, que são ônibus antigos e restaurados. A música e simplicidade dos colonos encanta a todos. Tirar o público do centro, dos automóveis, do urbano, é o que vislumbramos como necessário durante a estada no município.
DIÁRIO – Como é feita a escolha dos destinos, fugindo dos grandes centros e, muitas vezes, da preferência dos turistas em geral?
CLAUDIO SOUZA – A escolha e feita de acordo com o número de famílias beneficiadas, interesse local, e desenvolvimento de cada ponto especifico. Tem que ter qualidade, porque nossos clientes são exigentes, pagam um valor justo, e precisam ter o produto a altura.
DIÁRIO – Pode falar sobre a experiência de receber o prêmio Braztoa de sustentabilidade?
CLAUDIO SOUZA – Nosso país é muito grande, com ótimos roteiros e profissionais muito capacitados. Temos um grande poder de criatividade no setor. Então a adrenalina de receber um prêmio como este é demais. É uma sensação única pelo que representa a BRAZTOA. Pela credibilidade da entidade. Marco Ferraz e equipe fizeram um trabalho impressionante. Sei o que representa o prêmio em todos os sentidos. Estou muito feliz e vamos procurar tirar proveito para nos aprimorarmos com as oportunidades que se abrem. Com os jurados de peso dá para se ter a real noção do que significa ficar em primeiro.
DIÁRIO – Quais são os destaques da agência para a época de festas no final do ano?
CLAUDIO SOUZA – Durante o Natal Luz, temos três grandes shows em Gramado. Um dos destaques são os ingressos que compramos antecipados, para garantir a comodidade de nossos clientes, pois quando chegam aqui, as bilheterias já estão esgotadas. Também o Tour Quatrilho, que é um roteiro de agroturismo e passou a servir um almoço colonial. Está tendo grande procura e se tornando num grande sucesso.
DIÁRIO – Quais novidades a Vento Sul está preparando para 2015? O que será feito para manter (ou expandir) as ações relacionadas à sustentabilidade?
CLAUDIO SOUZA – Iremos focar as campanhas de vendas nos pacotes temáticos, incluindo roteiros sustentáveis para fomentar as vendas em conjunto com a secretaria de turismo de Gramado. No primeiro semestre vamos focar nos produtos Gramado Fantasia = Carnaval, Gramado Aleluia = Páscoa e Festa da Colônia. Vale ressaltar que temos um projeto de expansão sustentável para 2015, porém vamos manter segredo por enquanto. Com ele esperamos mais um Prêmio Braztoa, em 2015.