A Procolombia, organização governamental que tem como objetivo a promoção do turismo, as exportações e os investimentos da Colômbia, informa que a Colômbia foi a marca país da América Latina que teve maior crescimento de valor em relação a 2013, segundo o relatório anual da consultoria Brand Finance, empresa especializada em avaliação e estratégia da marca em todo o mundo, e que mede o valor das marca país baseando se no PIB, Bens e Serviços, Turismo, Talento e Investimento de uma nação.
De acordo com o relatório, o valor da marca Colômbia cresceu 32% (de US$ 120 milhões em 2013, para 159 milhões de dólares em 2014), classificando como 7ª das 10 marca país que mais cresceram em relação ao ano passado e é a única latino-americana da lista que é encabeçada pelo Qatar, que tem o mais rápido crescimento em todo o mundo.
O relatório afirma que a Colômbia é um dos poucos países que concentra a sua estratégia de promoção da marca nacional em destacar a evolução positiva em diferentes áreas, tais como o talento, bens e serviços, turismo, investimento, meio ambiente, cultura, esportes, tecnologia e inovação.
Veja também as mais lidas do DT
No ranking mundial das marca país com maior valor, a Colômbia subiu duas posições para mover-se da posição 47 para 45. A lista é encabeçada pela marca norte-americana, que tem um valor de US$ 19.300 bilhões, mais que o triplo que o segundo na lista, China, com US$ 6.400 bilhões.
"Este rápido crescimento em valor da marca Colômbia é um reflexo do bom momento que o país enfrenta na vida econômica, desportiva e cultural”, diz Maria Claudia Lacouture, presidente da Procolombia.
A marca país Colômbia foi lançada em setembro de 2012 como uma estratégia promocional para melhorar a imagem da Colômbia internacionalmente, e em apenas dois anos, tem sido referenciado na América Latina por vários relatórios.