Por Marcelo Villas Bôas, repórter do DIÁRIO
Com um auditório do Hotel Renaissance, na capital paulista, quase cheio, representantes do turismo colombiano apresentaram a agentes, operadores e empresários – os últimos, colombianos – as novidades e apostas para o turismo no país nesta quarta-feira (20).
Especialistas colombianos vieram a São Paulo para a realização do evento e para capacitar o trade brasileiro sobre os destinos Cartagena das Índias, Medellin, San Andrés e Barranquilla. Sem perder de vista a campanha Realismo Mágico, já conhecida do país, os representantes prepararam agentes de viagens e operadores para vender os diversos destinos colombianos. As palestras também serviram para premiar os presentes ao final da programação, que, após sorteio, tiveram que responder perguntas relacionadas ao turismo do país para ganharem pacotes de viagem à Colômbia.
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Todas as palestras contaram com explicações que direcionam cada tipo de turista para o destino mais adequado dentro do país, com a ajuda de vídeos demonstrativos. Grande destaque foi dado a Medellin, que “passou de cidade mais violenta do mundo para a mais inovadora”, segundo Natalia Mejía, representante do destino, e “obteve crescimento de 34% no número de estrangeiros”.
“Entre janeiro e julho deste ano, recebemos cerca de 108 mil brasileiros. A expectativa é fechar o ano atingindo os 160 mil”, pontuou o diretor da Procolombia, Alejandro Rodrigues, acrescentando que o Brasil é o terceiro maior emissor de turistas à Colômbia, atrás de Estados Unidos e Venezuela.
Complementando a fala do diretor, Zully Salazar Fuentes, presidente executiva do órgão de turismo de Cartagena das Índias, disse que “Cartagena, especificamente, também tem o Brasil como um importante emissor. Na mesma viagem, os brasileiros visitam mais de um destino. O Caribe é um grande atrativo aos estrangeiros”.
Após as apresentações, empresários brasileiros e colombianos passaram por rodadas de negócios, também no hotel da zona central de São Paulo, onde puderam negociar produtos e destinos para distribuir ao mercado brasileiro.