Com o dólar turismo nas alturas, chegando a ser vendido em casas de câmbio por mais de R$ 3, muitas pessoas com viagem internacional marcada, seja para descanso ou (muitas) compras, estão revendo suas planilhas de gastos devido à desvalorização do real perante a moeda norte-americana.
Algumas optaram por alterar o destino de férias e investir em pacotes dentro do Brasil, principalmente nos litorais do Nordeste e Sul do país – mesmo com promoções de companhias aéreas que reduziram em quase 70% o preço das passagens para o exterior.
O temor de rombo no orçamento é tão grande que muitos preferiram postergar a viagem de férias, na expectativa de que o dólar reduza seu valor.
Veja também as mais lidas do DT
“A curto prazo, a tendência para quem vai viajar [para o exterior] é de gastar mais, disse o economista Jason Vieira, da X Infinity Invest.
Menos poder de compra
Juliana Fegies, proprietária da agência de turismo Baritur, em Alphaville, disse que muitos de seus clientes têm optado por adiar a data da viagem, torcendo para que o dólar fique mais barato.
“As pessoas estão de olho no preço da moeda, mas não desistiram de viajar. Tem muita gente esperando o carnaval passar”, afirma.
Promoção de aéreas
Para atrair quem ainda não desistiu de ir para o exterior, companhias aéreas reduziram o preço do bilhete em suas linhas internacionais, com descontos de até 70% para voos rumo a países da América do Sul, cidades dos Estados Unidos e do Caribe.
De acordo com a agência on-line ViajaNet, uma viagem do Rio de Janeiro a Washington, capital americana, tem custado 50% a menos, saindo por US$ 875.