Férias e viagens são dois dos mais belos prazeres da vida. Conhecer novos lugares, aprender sobre outras culturas e desfrutar de belas paisagens é sempre atrativo e relaxante nos momentos em que as horas de trabalho parecem se tornar cada vez mais intensas.
Por outro lado, todo esse tempo que desejamos investir no prazer é contrabalançado por medos, cálculos e as longas buscas de promoções e descontos que nos permitem desfrutar de nossa estadia no local escolhido, mas com o menor preço possível.
As passagens aéreas, a hospedagem, as excursões, as viagens internas e outras questões a serem levadas em consideração podem ser uma verdadeira dor de cabeça se não forem planejadas com suficiente antecedência e, acima de tudo, um motivo para despesas extravagantes simplesmente por não se tomar o tempo necessário para fazer uma busca melhor ou por falta de conhecimento.
Veja também as mais lidas do DT
Por uma coisa ou por outra, você poderá encontrar aqui algumas recomendações para evitar desse modo ter uma má experiência com a sua próxima viagem e, assim, tudo será motivo de alegria, de prazer e sem nenhuma preocupação.
Passagens aéreas? Siga estas dicas
Se o seu destino de férias escolhido exigir um avião, a primeira coisa que você deve considerar é o custo das passagens aéreas. É claro que isto estará sujeito, principalmente, na distância a percorrer. No entanto, é possível chegar ao destino a um preço mais baixo do que o estipulado.
Neste sentido, uma opção a ser levada em conta é recorrer a destinos alternativos aterrissando em cidades próximas ao local que escolhemos visitar ou optar por aeroportos regionais ao invés de aeroportos internacionais.
Se a data da viagem não for uma limitação, a escolha de viajar nos meses de baixa temporada lhe permitirá pagar uma tarifa mais econômica. É claro que a alta temporada de um lugar tem toda a atração que o caracteriza e, por uma razão, o torna um destino turístico em escala global. Não obstante, dependendo do destino, também é possível desfrutá-lo em outras épocas do ano.
Quanto mais perto da sua data de viagem você reservar as suas passagens, mais dinheiro você terá que pagar. Por conseguinte, recomendamos que você seja proativo e reserve o seu voo com a maior antecedência possível para evitar despesas desnecessárias, simplesmente porque você não estar se organizado. Estima-se que o tempo para reservar um voo com antecedência varia de 4 a 11 meses.
Se você ainda estiver em dúvida, o seguro de viagem pode ajudar a lhe dar tranquilidade. De qualquer forma, se a tarefa é economizar dinheiro, é melhor não depender de um seguro de viagem.
Outra dica, embora possa ser entediante, é inscrever-se para receber notificações e e-mails em seu telefone sobre as diferentes promoções e descontos lançados pelas companhias aéreas.
Uma possibilidade é que as ofertas que você receba não sejam particularmente relevantes para o destino que você planeja visitar. Entretanto, se isso não for um problema e você estiver aberto a uma nova experiência em qualquer lugar do mundo, uma mensagem inédita para seu e-mail pode ser a chave para uma aventura como nenhuma outra.
Da mesma forma, também recomendamos que você se cadastre para receber informação sobre descontos dos cartões de crédito que possui, já que estes oferecem preços promocionais de forma regular.
Continuemos com a hospedagem
Com todas as dicas mencionadas, já demos o primeiro passo e reservamos as passagens para o próximo destino. Até agora, tudo bem, mas ainda precisamos definir onde vamos ficar. Consideremos também algumas recomendações sobre hospedagem e como gastar menos dinheiro.
Vamos começar analisando três sugestões que também ajudaram a conseguir um voo mais barato. Por um lado, o tempo de viagem: os preços da hospedagem são mais caros durante a alta temporada do que durante a baixa temporada. Por outro lado, quanto mais cedo você reservar, mais escolha você tem e mais barato será. E finalmente, procure hospedagem em cidades vizinhas: embora isto possa parecer um incômodo, há muitos lugares que não estão na cidade de seu destino, mas a alguns quilômetros de distância que não exigirão uma maior mobilidade diária e lhe permitirão economizar uma boa quantia de dinheiro.
Quanto mais central for a localização da hospedagem, mais alto será o preço. Sabemos sobre o potencial e os benefícios da mobilidade oferecida pela estadia no centro da cidade, no entanto, a localização pode ser um assunto para resignar-se se quiser gastar menos.
No que diz respeito às datas, desde que não sejam decisivas, é aconselhável que você verifique os feriados, especialmente se você for viajar para o exterior. Normalmente, estes são os dias com maior número de reservas em hotéis, tanto para turismo local quanto internacional e, como tal, os preços tendem a ser mais altos do que em semanas sem festividades.
Ao mesmo tempo, se você planeja viajar por alguns dias, é sempre aconselhável viajar de domingo a quarta-feira. Por razões de trabalho, a tendência é que de quinta a domingo sejam os dias em que há mais reservas de hospedagem, já que aqueles que têm a possibilidade, geralmente pedem um ou dois dias de trabalho para aproveitar o fim de semana. Como tal, isto significa que durante estes dias o preço é um pouco mais alto do que de domingo a quarta-feira, onde normalmente há menos reservas. Se você estiver pensando em uma viagem expressa para tirá-lo da rotina diária, tente ir entre esses dias.
Um bom exercício antes de fazer a sua reserva é esclarecer quais são suas condições mínimas de hospedagem. Ou seja, se o objetivo é gastar menos, é provável que você tenha que sacrificar certas comodidades por um preço mais baixo. Muitas vezes, em nossa ânsia de economizar dinheiro, acabamos reservando acomodações onde os quartos são muito pequenos, oferecem muito poucas amenidades ou até mesmo acabam sendo desconfortáveis para descansar.
Saber o que não pode faltar quando você retornar à sua hospedagem que, por muitos ou poucos dias, será praticamente a sua casa, o ajudará a filtrar melhor e pagar o que você acha que é certo para suas expectativas e gostos.
Além disso, antes de confirmar a sua reserva, releia em detalhes todas as condições e letras miúdas que a hospedagem possa ter. Às vezes, os grandes preços tendem a atrair nossa atenção facilmente, no entanto, quando passamos pelas condições podemos perceber que certos serviços não estão incluídos no preço e, para utilizá-los, temos que pagar um extra. Conexão WiFi, serviço de limpeza, impostos de todos os tipos, gorjetas para o pessoal, custo extra para pagar com cartão de crédito ou para armazenar bagagem são alguns dos serviços que você deve verificar antes de finalizar sua reserva para que, uma vez lá, você não acabe pagando uma quantia muito maior do que tinha estipulado.
É hora de curtir!
É verdade que nem sempre quando se deseja viajar, é possível encontrar as passagens ou as hospedagens mais baratas. Às vezes, pode acontecer que o que se acaba economizando no vôo, termina-se investindo em hospedagens mais de acordo com o que se está procurando.
No entanto, seguindo estas recomendações, você poderá fazer uma escolha mais precisa e econômica para que a sua próxima viagem seja realmente agradável.