Um tema bastante comum de buscas em relação aos serviços prestados pela 123Milhas diz respeito ao cancelamento e/ou reembolso disponibilizados para o cliente. Inclusive, entre as reclamações mais comuns em páginas como Reclame Aqui e Proteste estão justamente as que tratam de cancelamento/reembolso:
“Dificuldade para cancelar e reembolsar”
“Dificuldade para cancelar e ser reembolsado”
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“Cancelamento de passagem”
Saiba como cancelar uma compra na 123Milhas e solicitar o reembolso, através de um passo a passo completo aqui neste artigo.
Como fazer cancelamento na 123 Milhas?
Para solicitar o cancelamento de um bilhete adquirido através da 123Milhas, o titular deve acessar o “Formulário de Ajuda” da plataforma e informar o código do pedido de compra e o e-mail do pagante. Sim, apesar de possuir um telefone e outros canais, como o WhatsApp, aqui indicados nessa página do Listagem que lista todos os contatos do 123 Milhas, a recomendação para realizar o processo de cancelamento é através de um formulário.
Importante ressaltar também que o procedimento de solicitação de remarcação/alteração depende das regras do bilhete adquirido.
Como funciona o processo de cancelamento?
- Solicitações de cancelamentos feitas até 31/12/2021 seguem as regras da Lei nº 14.174 e, portanto, contam com a regra dos 12 meses para reembolso, contados a partir da data do voo;
- Solicitações de cancelamentos feitas a partir de 01/01/2022 seguem as regras conforme Medida Provisória nº 1.101 da ANAC, que prevê o reembolso até 31 de dezembro de 2023.
O que diz a medida provisória:
O prestador de serviço ou a sociedade empresária deverá restituir o valor recebido ao consumidor somente na hipótese de ficarem impossibilitados de oferecer a remarcação dos serviços ou a disponibilização de crédito a que se referem os incisos I e II do caput nos seguintes prazos:
I – até 31 de dezembro de 2022, para os cancelamentos realizados até 31 de dezembro de 2021; e
II – até 31 de dezembro de 2023, para os cancelamentos realizados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.
Você pode ler a medida provisória na página https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-1.101-de-21-de-fevereiro-de-2022-381724542.
Processo de reembolso
Quando solicitado o cancelamento, o reembolso é creditado de acordo com a forma de pagamento adotada no pedido:
Cartão de crédito
Boleto (à vista ou parcelado) e/ou SafetyPay: pedidos realizados com boleto à vista, o valor é estornado/reembolsado para a conta bancária do titular pagante/cadastro (Nome completo, CPF, Banco; Agência; Conta-Corrente ou Poupança, Foto do comprovante de pagamento e Código do pedido da 123Milhas)
Pix: valor também é estornado/reembolsado para a mesma conta utilizada no ato do pagamento em nossa plataforma;
As informações devem ser encaminhadas via Formulário de Ajuda no site da empresa na área de “Solicitações Financeiras”, conforme o produto adquirido na plataforma.
Para cancelamentos solicitados em até 24 horas da data da compra de passagens aéreas, que já tenham sido emitidas, o reembolso dependerá de alguns fatores.
Para embarque superior a 7 dias, o reembolso é integral. Já se o embarque for inferior a 7 dias, há duas condições para o reembolso: A primeira é que se o cancelamento for solicitado pelo cliente (voluntário), a tarifa não é reembolsável, exceto em casos de bilhetes com contratação do serviço “Reembolso Garantido”, adquirido com a passagem aérea.
Ao solicitar o cancelamento, o cliente deve mencionar que deseja utilizar o “Reembolso Garantido” neste pedido de cancelamento.
A outra condição fala justamente do cancelamento com “Reembolso Garantido”, que se solicitado dentro do prazo, após aprovação, o reembolso ocorrerá por meio do Voucher123 com validade de até 12 meses.
Importante também ressaltar que os itens que integram a categoria “Promo” na plataforma não são elegíveis para alterações ou remarcações.
Cancelamento (Hotéis): Para compras realizadas a partir de 10/01/2023, as regras atualizadas da plataforma são as que seguem abaixo:
Pedido de cancelamento de hospedagem solicitado pelo cliente, que também adquiriu o serviço “Reembolso Garantido” no ato da compra, o reembolso será integral, desde que o pedido de cancelamento tenha sido realizado dentro do prazo estabelecido em contrato. Caso contrário, o cancelamento será realizado, sem valores a reembolsar;
Pedido de cancelamento de hospedagem pelo parceiro (hotel), variam conforme as regras definidas em contrato entre a 123milhas e seus respectivos parceiros de hotelaria.
Para fins de cálculo de vigência do Reembolso Garantido – Hotéis, será sempre considerado como horário de referência, o check-in no hotel às 15h.
Como solicitar um cancelamento em caso de doença
A solicitação também deve ser feita por meio dos canais de atendimento e é necessário que sejam enviados documentos para análise e a avaliação das companhias aéreas:
Laudo médico: o documento deve conter número do CID (Classificação Estatística Internacional de Doenças e problemas Relacionados com a Saúde) com assinatura e carimbo médico;
Documento de identidade: foto frente e verso do RG ou CNH;
Caso tenha parentes de primeiro grau vinculados ao mesmo localizador, é necessário enviar um documento que prove o vínculo
Direitos em caso de voo atrasado ou cancelado pela companhia aérea
Se houver atraso ou cancelamento de voo, por necessidade ou decisão da companhia aérea, o passageiro tem direito a:
A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefone etc.);
A partir de 2 horas: alimentação (voucher, refeição, lanche etc.);
A partir de 4 horas: hospedagem (somente em caso de pernoite no aeroporto) e transporte de ida e volta.
Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e de sua casa para o aeroporto.
Fatores como data, horário, ajuste em malha aérea ou tipo de aeronave podem ser alterados a qualquer momento por parte da companhia aérea responsável pelo voo. A recomendação é que o usuário monitore o voo, acessando o bilhete no site da companhia aérea.
Sobre a 123 Milhas
A 123 Milhas é uma agência de viagens online do Brasil que emite passagens aéreas com descontos tanto para voos nacionais quanto internacionais.
O site 123 Milhas funciona como qualquer outro site de busca de passagens áreas. O nome do site, contudo, pode gerar confusão, porém não é necessário que os clientes possuam milhas para comprar passagens ou pacotes através da plataforma.
Entre as formas de pagamentos aceitas no site estão Cartão de crédito, Boleto à vista, Boleto parcelado e Pix. Caso opte por boleto parcelado, é importante que as parcelas estejam em dia, pois se identificado algum atraso em até 60 dias antes da data da viagem, o pedido poderá ser cancelado.
Comprei passagem para dia 15,destino Rio c.grande no chekim não foi encontrado a mesma peço providências.