Diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, na Argentina, Luís Gorelik será o regente do concerto da Osusp (USP), com solo do violonista Eduardo Isaac
A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) inicia o mês de julho com um concerto que traz um pouco da cultura argentina para o palco do Centro Cultural Camargo Guarnieri da USP. O quinto concerto da série Esculpir o Tempo contará com a presença dos músicos argentinos Luis Gorelik, na regência, e Eduardo Isaac, no solo de violão. A apresentação gratuita será realizada no dia 1 de julho, às 16 horas, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente online na plataforma appticket.
Em Esculpir o Tempo, que traz convidados para regência e solo, os programas foram montados sobre a tríade: a tradição – o nacional – a contemporaneidade. Os maestros estrangeiros convidados trarão sempre algo especial e típico de suas terras.
Veja também as mais lidas do DT
Para o maestro Gil Jardim, diretor da Osusp, o convite aos artistas argentinos foi muito especial. “Gorelik é um profissional de vasta experiência, com trânsito enorme com orquestras europeias, americanas, com repertório imenso com a música de concerto, com a ópera, com os balés, uma figura que tem uma percepção muito aguçada da música na cena mundial. Isso nos interessa sempre. Com ele estará um ótimo solista, o Eduardo Isaac, que atua com orquestras por esse mundo afora.”
Professor de direção orquestral da Universidade Nacional das Artes (UNA – AR) e diretor titular da Orquestra Filarmônica de Entre Ríos, província no nordeste do país, localizada entre os rios Paraná e Uruguai, Luis Gorelik irá executar a famosa obra Sinfonia nº.3 em Mi bemol Maior, Op.55, de Ludwig Van Beethoven também conhecida como “Eroica”, composição que havia sido dedicada a Napoleão Bonaparte, mas a homenagem foi rasgada pelo compositor assim que o então líder militar se proclamou imperador.
Com solo de Eduardo Isaac, completa a apresentação a Suite Argentina, para violão e orquestra, do compositor Eduardo Falu, considerado ícone da música do país. Em seis movimentos, Carnavalito, Misachico, Bailecito, Zamba, Estilo e Malambo, a obra reúne ritmos tradicionais do país.
A escolha de Gorelik destaca a cultura argentina. “Neste ciclo Esculpir o Tempo, costumo pedir que tragam músicas características de seu país. A Suite Argentina é uma obra do compositor Eduardo Falu, um ícone da música de seu país, artista que produziu canções que tocam a alma argentina sempre”, exalta Jardim.
A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.
Osusp traz convidados argentinos em concerto gratuito
Quando | 01 de julho, 16 horas – sábado
Esculpir o Tempo
Luis Gorelik, regência
Eduardo Isaac, violão
Onde | Centro Cultural Camargo Guarnieri
Rua do Anfiteatro, 109 – Butantã, São Paulo
A Osusp sugere ao público a doação de alimentos não perecíveis e de agasalhos que serão doados a comunidades do Butantã e aldeias indígenas.Luis Gorelik
Parte dos ingressos será distribuída no dia do evento.
Informações (11) 3091- 3000 | sinfonica@usp.br | http://www.osusp.prceu.usp.br/
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências