Na Solidarity Week realizada de 4 a 8 de dezembro na sede da AccorHotels em São Paulo, acontece a feira social, na qual as ONGs participantes expõem seus produtos. O DIÁRIO conversou com alguns representantes dessas ONGs, confira:
Arca do Saber
A ONG Arca do Saber tem 15 anos e trabalha, entre outras ações, com o ensino de Línguas para crianças de 5 a 14 anos que estão em situação social vulnerável. Possui um atelier onde trabalham três costureiras que moram na comunidade. Atendem 120 alunos divididos em turnos da manhã e da tarde. Abriram recentemente o Arca do Crescer, uma padaria profissionalizante que atende 18 alunos.
Veja também as mais lidas do DT
Humbiumbi – inspiraçao trazida de Luanda
A ONG Humbiumbi – Arte, Cultura e Educação nasceu em 1996 em Belo Horizonte. A entidade desenvolve diversos projetos educacionais, culturais e sociais junto às crianças, adolescentes e jovens da capital mineira. É o quinto ano que participa do projeto. O nome Humbiumbi veio a partir da vivência de Maria Silvia Andrade em Luanda, capital da Angola. Humbiumbi é um pássaro da tradição angolana que anuncia o nascer do sol e as boas sementeiras.
Fundação Amazonas Sustentável (FAS)
Localizado a 400 quilômetros de Manaus, às margens do Rio Negro, a ONG FAS (Fundação Amazônia Sustentável) trabalha com comunidades indígenas e ribeirinhos, principalmente produtores da comunidade Nova Esperança. Atende 9.567 famílias, sendo 40.230 pessoas beneficiadas. Participa do Programa pela primeira vez.
Catland –paraíso dos gatos
Esta Ong é do Jabaquara, Zona Sul de São Paulo, e tem como foco de interesse gatos abandonados e rejeitados. Recebe por dia, segundo a voluntária Lorien Resende, até 100 ligações e pedidos de resgate de gatos abandonados, feridos ou doentes. Lorien dá ótimo exemplo: tem quatro gatos adotados em sua casa – catland.org.br
Naia Mini Horta
Esta ONG do Brooklin, também na Zona Sul de São Paulo, trabalha com jovens que estão procurando inserir-se no mercado de trabalho. “Ensinamos lá a prática da olericultura”, afirma Genevieve Cherubin, a simpática haitiana radicada no Brasil. Lá são atendidos 40 jovens.
Centro Social Menino Jesus
Esta ONG existe desde 1982 no Jardim Mirna (na região de Parelheiros) e atende pessoas de baixo poder aquisitivo e nãõ inseridas no mercado de trabalho. Vive de trabalho voluntário realizado por um grupo de pessoas que acreditam no cuidar do outro para viver melhor, baseando-se em princípios e filosofia espírita cristã. Atende em média 500 pessoas, todos os sábados, com distribuição de sopa, mantimentos, atividades sócio-educativas para crianças, farmácia e serviço odontológico. Participa do Solidarity Week pela primeira vez.