Conselho Nacional do Turismo debate Plano para o setor e empossa novos conselheiros
por Paulo Atzingen, de Brasília com assessorias
O Conselho Nacional do Turismo realizou, neste sábado (16), dentro do Salão do Turismo que acontece em Brasília, a reunião que deu posse aos novos integrantes e debateu diversos temas, entre eles o Plano Nacional 2024-2027 para o setor. O Plano é o instrumento que define diretrizes e estratégias que orientam as ações do poder público com o objetivo de desenvolver a atividade no país.
Veja também as mais lidas do DT
O Conselho é composto por representantes do governo federal, do trade e do Congresso Nacional. Ao todo, 88 entidades estão representadas.
Segundo nota do Ministério, a nova composição resulta de um processo seletivo que buscou ampliar a participação de organizações da sociedade civil, a fim de qualificar o planejamento de ações. Na ocasião foram criados, ainda, duas novas câmaras permanentes: incentivo ao turismo em comunidades negras, indígenas e comunidades tradicionais e de segurança turística.
Confira AQUI a nova composição do CNT.
De forma inédita, a estrutura do Conselho, apresentada durante reunião, que contou com a participação da Secretária Executiva do MTur, Ana Carla Lopes, dispõe agora de entidades como a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE), a Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, o Coletivo Brasileiro Pelo Turismo Responsável (Coletivo Muda!) e o Serviço Social do Comércio (SESC), entre outras, com mandatos de dois anos.