Construir um Navio – por José Augusto Cavalcanti Wanderley

Continua depois da publicidade

*Se você quer construir um navio, não chame as pessoas para juntar madeira ou atribua-lhes tarefas e trabalho, mas sim ensine-os a desejar a infinita imensidão do oceano.”*

-Antoine de Saint-Exupéry

Há uma grande diferença entre ser um chefe e ser um líder. Um chefe é aquele que dá ordens, delega funções e tarefas, e o líder é que trabalha junto com os demais. Não que devamos levar ao pé da letra que ser chefe seja ruim, longe disso, mas o que queremos analisar na frase de Saint-Exupéry é que é mais fácil uma pessoa ser ensinada quando você dá o exemplo, do que apenas dizer o que ela tem que fazer.

Veja também as mais lidas do DT

É muito mais fácil visualizar como realizar tal coisa quando vemos alguém fazendo primeiro, não é verdade? Mas acreditamos que Saint-Exupéry queria nos dizer mais sobre isso. Ele queria dizer que nós, quando formos chefes, mães, pais, ou simplesmente na função de aconselhar e guiar alguém, para não ensinarmos tarefas do dia-a-dia sem propósito. Não devemos criar adultos que o único objetivo da vida é trabalhar para se sustentar, mas sim que eles devem crescer para se tornar adultos que realizam sonhos com felicidade e satisfação e que se orgulham das pessoas que são.

Construir um navio

Não queremos romantizar a jornada de trabalho, pois é claro que cada um tem suas necessidades, dificuldades e sua própria realidade. Mas sim chamar a atenção das pessoas que estão nesse lugar de liderança, e até acolhimento, que somos sempre observados, pelo que falamos e não fazemos e vice-versa, onde espera-se que transmita valores éticos em toda sua jornada laboral, e inclusive estabelecendo uma relação de convívio dentro de respeito ao próximo. E que devemos lembrar que por trás de um colaborador que realiza funções, existe uma pessoa. Uma pessoa que tem família, desafios, sonhos, esforço e uma vida que merece ser respeitada.

Pode haver também, situações no ambiente de trabalho, em que o chefe ou supervisor quando a empresa é elogiada, toma aquilo pra si. Mas esquece-se que havia por trás dele toda uma equipe que se empenhou e contribuiu com suas qualidades e qualificações.

E que um incentivo, reconhecimento e até mesmo um elogio pode mudar completamente o dia de uma pessoa….


Crédito José Augusto Cavalcanti Wanderley
Colaborou: Nicole B. Vieira

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade