Cooking Class – Crônica de Osvaldo Alvarenga*

Continua depois da publicidade

Dia ensolarado em Hoi An. Inesperado para essa época do ano. Às 11h30 em ponto Tin Tin chega ao hotel para nos apanhar. Dia de aula de culinária vietnamita. Ela será nossa guia e professora.


 

A lição começa com uma ida ao mercado local; apresentação de algumas ervas e temperos. Compramos lá o grosso para o nosso almoço.
–Tin Tin, só vi mulheres trabalhando no mercado, onde estão os homens?
–dormindo. Ela riu.
Foi preciso pegar um barco, depois uma van e finalmente uma canoa para chegar ao local: restaurante ou escola de culinária, como preferir.
Durante todo o tempo Tin Tin se cobria com uma blusa de lã preta, a manga comprida estocada até os punhos, e por cima uma jaqueta de moleton com capuz.
– você está com frio, Tin Tin?
– não. É para me proteger do sol. Nós aqui não gostamos da pele morena. Vocês são brancos e vêm para cá queimar a pele. Nós aqui nos escondemos do sol.

Tin Tin é casada. Trabalha todos os dias. Tem duas folgas mensais. Seu marido – não sei o que faz – trabalha dois dias e folga um. Ainda assim é Tin Tin quem cuida da casa, faz as compras e prepara o jantar, todos os dias.
–Mas Tin Tin, por que seu marido não te ajuda?
Ela ri. Parece conformada.
A aula correu bem. Quatro pratos diferentes. Há uma distância em ver como ela prepara e aprender a fazer. Também nos faltam alguns ingredientes.
Comemos muito e muito bem. Quatro horas depois, concluída a aula, nos despedimos e seguimos de van para o hotel.
Aos amigos, por favor, não me cobrem um jantar vietnamita.
Tin Tin é casada. Trabalha todos os dias. Tem duas folgas mensais. Seu marido – não sei o que faz – trabalha dois dias e folga um

*Osvaldo reside em Lisboa e escreve para os blogs: Flerte, sobre lugares e pessoas e Se conselho fosse bom…, sobre vida corporativa e carreira. Atuou por 25 anos no mercado de informações para marketing e risco de crédito, tendo sido presidente, diretor comercial e diretor de operações da Equifax do Brasil. Foi empresário, sócio das empresas mapaBRASIL, Braspop Corretora e Motirô e co-realizador do DMC Latam – Data Management Conference. Foi diretor da DAMA do Brasil e do Instituto Brasileiro de Database Marketing – IDBM e conselheiro da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD, dos Doutores da Alegria e, na Fecomercio SP, membro do Conselho de Criatividade e Inovação.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade