sexta-feira, agosto 15, 2025
InícioPolíticas de turismoCOP 30 reúne apoio de governadores em Belém

COP 30 reúne apoio de governadores em Belém

COP 30 mobiliza lideranças estaduais e fortalece a agenda climática no Brasil com apoio formal de 19 estados.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessorias

Durante reunião do Fórum Nacional de Governadores, realizada nesta quarta-feira (13/8) em Belém, 19 governadores e vice-governadores manifestaram apoio formal à realização da COP 30 na capital paraense, entre 10 e 21 de novembro de 2025. O encontro reforçou o simbolismo de sediar a conferência no coração da Amazônia e evidenciou a confiança nos preparativos para receber líderes mundiais e representantes de diversos setores.

Segundo a Agência Gov, os chefes do Executivo estadual assinaram uma declaração conjunta reconhecendo o papel estratégico da COP 30 para o Brasil e o mundo. O embaixador André Corrêa do Lago, presidente da conferência, destacou a relevância dos governos subnacionais no enfrentamento à crise climática. “Os entes subnacionais estão entre os principais responsáveis pela implementação dos acordos sobre o clima, junto a grupos como setor privado, academia e sociedade civil”, afirmou.

A Agenda de Ação da COP 30 propõe uma abordagem prática, voltada para resultados concretos. São 30 objetivos-chave organizados em seis eixos — entre mitigação, adaptação e meios de implementação — que envolvem soluções escaláveis e replicáveis em todo o mundo. “O mundo estará olhando para o Brasil e nós teremos a oportunidade de mostrá-lo como um país de soluções”, ressaltou Corrêa do Lago.

O governador do Pará, Helder Barbalho, reforçou a posição estratégica do país na liderança ambiental. “O Brasil deve se envolver cada vez mais e estar unido neste momento extraordinário em favor do meio ambiente, do combate à mudança do clima. Podemos construir e liderar a agenda da sustentabilidade e da transição econômica, ecológica e social para o mundo, a partir das práticas que já realiza em seu território”, declarou.

Ao longo dos últimos 30 anos, o debate sobre o clima ganhou protagonismo nas agendas econômicas e geopolíticas globais. O embaixador Corrêa do Lago enfatizou que o desafio agora é traduzir negociações internacionais em ganhos reais para a sociedade. “Se a agenda climática não trouxer benefícios concretos e melhorar a vida das pessoas, ela perde sentido. É fundamental que essa agenda seja de desenvolvimento sustentável, criadora de direitos e capaz de impactar positivamente a população.”

Entre os signatários da carta estão governadores e vices dos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins — representando uma ampla frente de apoio à COP 30 e ao protagonismo climático brasileiro.

 

 

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque