A uma semana do início da COP30, delegações de 28 países seguem em busca de hospedagem em Belém (PA) para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que começa na próxima segunda-feira (10). Outras 159 nações já confirmaram reservas de acomodação, segundo dados da Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), vinculada à Casa Civil, divulgados nesta segunda (3).
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações da FOLHAPRESS
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) é composta por 197 Estados e pela União Europeia. Desses, dez países ainda não informaram ao governo brasileiro sobre o status de suas acomodações. Por motivos diplomáticos, a Secop não revelou quais nações estão em cada grupo.
Desde agosto, o governo federal mantém uma força-tarefa para contatar individualmente as delegações estrangeiras e auxiliar na reserva de hospedagem — uma medida criada após o tema se tornar motivo de preocupação internacional. Na última quinta (30), 149 países haviam garantido estadia; dez novas confirmações foram registradas desde então.
Queda nos preços e crise superada
Após meses de impasse, o mercado de hospedagem em Belém dá sinais de estabilização. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Pará (ABIH-PA), o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-PA) e a plataforma Airbnb, os valores de hotéis e imóveis caíram mais de 60% nas últimas semanas.
A chamada “crise da hospedagem” começou ainda em janeiro, quando os preços cobrados por hotéis e locadores locais dispararam diante da demanda internacional. O episódio chegou a preocupar a organização da COP e gerar críticas de delegações estrangeiras.
Lula em barco-hotel
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também optou por uma alternativa inusitada: ele ficará hospedado em uma embarcação adaptada como hotel durante os dias da conferência. Lula está em Belém desde sábado (1º), cumprindo agendas que antecedem a cúpula de chefes de Estado e de governo, marcada para os dias 6 e 7 de novembro.
Até o fim de outubro, a definição da hospedagem presidencial permanecia em aberto. Um barco da Marinha chegou a ser cogitado, mas acabou descartado por não atender aos requisitos de segurança e conforto exigidos.
A COP30 será realizada entre 10 e 21 de novembro, reunindo líderes e especialistas de todo o mundo para discutir metas climáticas e sustentabilidade global.





