terça-feira, setembro 16, 2025
InícioPolíticas de turismoCOP30: Parque da Cidade em Belém entra na reta...

COP30: Parque da Cidade em Belém entra na reta final das obras

A dois meses da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), o ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, esteve em Belém (PA) na quinta-feira (10) para acompanhar de perto as obras do Parque da Cidade, um dos principais palcos do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com informações do MTur

Com 500 mil m² e quase 80% das obras concluídas, o parque concentra um investimento de R$ 980 milhões. O espaço reunirá áreas verdes, centro gastronômico e espaços culturais. Durante a conferência, abrigará a Blue Zone, destinada às negociações diplomáticas, e a Green Zone, voltada para a interação com a sociedade civil. A construção é executada pelas empresas DMDL e Consórcio Pronto RG, em parceria com a ONU e o governo federal.

“A COP30 será a maior já realizada e Belém está preparada para receber líderes de todo o mundo. O Parque da Cidade será um espaço emblemático, que ficará como legado para a população paraense e para o Brasil, integrando natureza, cultura e desenvolvimento sustentável”, destacou Celso Sabino.

O ministro também se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para alinhar os últimos detalhes das obras estratégicas que contam com a parceria do governo federal e estadual.

Até o momento, 74 países confirmaram presença e outros 35 negociam participação entre as 196 partes convidadas pela ONU. Para Celso Sabino, que é paraense, a COP30 representa uma oportunidade histórica.

“Tenho muito orgulho de ver minha terra se preparando para receber o mundo. A COP30 não é apenas um evento, mas uma chance de mostrar a Amazônia e o Brasil como protagonistas no enfrentamento às mudanças climáticas. O legado será de infraestrutura, visibilidade internacional e esperança em um futuro mais sustentável”, disse.

Apoio do Fungetur

Durante a visita, Sabino reforçou o papel do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que tem financiado a modernização e a ampliação da infraestrutura turística em todo o país. Até agora, mais de R$ 185 milhões foram contratados para obras e melhorias em meios de hospedagem, agências de viagens, transportadoras e organizadoras de eventos. O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva e preparar destinos para receber visitantes durante e após a COP30.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MTur

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque