O Turismo de Fronteira será mais uma vez temática de evento realizado no município de Corumbá. Entre os dias 21 e 23 de outubro, com realização da Prefeitura Municipal de Corumbá, por meio da Fundação de Turismo do Pantanal, acontece o “II Encontro de Turismo de Fronteira – Brasil/Bolívia”.
O evento tem o propósito de dar continuidade às tratativas sobre os desafios e as oportunidades relacionadas ao desenvolvimento do turismo de fronteira, que incluem o alinhamento de políticas públicas e o fortalecimento de uma ambiência de negócios integrado.
A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal, Hélènemarie Dias Fernandes, salientou que “o Turismo de Fronteira é uma realidade local, somos um portão internacional de turistas reconhecido pelo Ministério do Turismo do Brasil. O setor de compras de produtos andinos e importados nessa fronteira vem se consolidando como grande atrativo turístico para a região do Pantanal de Corumbá e para as cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, gerando oportunidades econômicas, com papel relevante na geração de empregos e divisas para os países”.
Em 2013, a fronteira recebeu um fluxo turístico de 210 mil pessoas que movimentaram, em média, R$ 36 milhões no comércio fronteiriço da Bolívia (15 minutos do centro de Corumbá). Situação essa que vem fortalecendo o desenvolvimento territorial nesta faixa de fronteira.
MVB



