(Edição do DT com agências)
A crise econômica está afetando as vendas de 82,1% das empresas do agenciamento turístico do Brasil em 2015, segundo pesquisa realizada pelo Ipeturis (Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo) para o Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo) com o objetivo de avaliar as expectativas do setor durante a temporada de Inverno.
Entre as empresas que indicaram influência negativa na movimentação, a queda superior a 20% foi apontada tanto nas vendas para pessoas físicas (71,6% das empresas consultadas), quanto nas vendas para público corporativo privado (45,1% das empresas). Por sua vez, o setor público apontou menor redução nas vendas, com 59,4% das empresas consultadas indicando uma queda de até 10%.
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Expectativas
Segundo Ilya Michael Hirsch, presidente em exercício do Sindetur-SP, “as vendas do setor de agenciamento turístico para pessoas físicas foram as mais afetadas negativamente pelos efeitos da crise econômica brasileira com variação média de -39,8%”, enquanto para o segmento corporativo privado a queda de vendas teve variação média de -25,7%”.
Emprego
Quanto ao quadro de colaboradores, 22,3% das empresas consultadas afirmaram que já demitiram em razão da crise econômica e outras 34,6% admitiram que ainda há risco de demissões.
Destinos: doméstico e internacional
Viagens para os destinos internacionais sofreram um impacto maior, com queda média de 44,2% nas vendas, enquanto as viagens para os destinos nacionais apresentaram retração média de 27%.
Os dados foram coletados entre 17 e 22 de junho de 2015 junto a 375 empresas do agenciamento turístico em todo o Brasil. Agências de Viagens de atendimento direto ao consumidor final constituem 91,7% da amostra, complementada pelas Operadoras Turísticas (7,5%) atuantes na produção de viagens organizadas e serviços de receptivo.