HomeBlog do DiárioCristo Redentor tem acesso bloqueado após morte de turista

Cristo Redentor tem acesso bloqueado após morte de turista

As rotas de van e trem para o Complexo do Corcovado, onde se encontra a famosa estátua do Cristo Redentor, foram suspensas pela Secretaria de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (17), após a morte de um turista no último fim de semana em um dos pontos turísticos mais populares do Brasil.

A proibição foi imposta um dia após um turista de 54 anos, procedente do Rio Grande do Sul, sentir-se mal e falecer durante sua visita ao monumento. Os familiares do homem relataram que tentaram solicitar ajuda no posto médico do local, mas encontraram a unidade fechada.

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, confirmou que o atendimento aos visitantes não estava funcionando no momento em que o turista passou mal.

“A concessionária começa a venda de bilhetes a partir das 7h. A partir desse horário, o consumidor começa a subir, mas o posto médico só funciona a partir das 9h. E às 17h ele fecha. Se os consumidores subirem, estiverem lá e precisarem de um posto médico, não tem”, afirmou o secretário em entrevista para a imprensa.

A empresa responsável pela gestão do local turístico informou que prestou assistência ao visitante e definiu o falecimento como uma tragédia causada por um infarto inesperado.

“Na fatalidade ocorrida neste domingo, não houve possibilidade alguma de salvamento, apesar de os socorristas terem chegado com o desfibrilador no mesmo instante e, em seguida, o Samu. O Trem do Corcovado disponibiliza uma enfermaria com todos os equipamentos necessários aos primeiros socorros no Alto do Corcovado, com profissionais treinados, habilitados e certificados para manusear o desfibrilador. Vale ressaltar que a enfermaria está funcionando normalmente, e os casos mais graves são conduzidos para o Hospital do Silvestre, que fica a quatro minutos do monumento”, disse a concessionária em nota.

Trens e vans são as opções mais utilizadas pelos turistas para chegar ao Cristo Redentor, embora haja a possibilidade de acesso de carro, bicicleta ou a pé. De acordo com a concessionária, esses outros modos de transporte continuam autorizados.

Os passageiros dos trens e vans do Corcovado receberam recomendações para reprogramar suas visitas ou solicitar o reembolso.

Sávio Neves, presidente da concessionária Trem do Corcovado, expressou sua insatisfação em relação à interdição.

“Há um equívoco muito grande nessa narrativa. Ficam querendo colocar a culpa na eventual falta de um pronto-socorro ou de atendimento rápido. Houve atendimento instantâneo. Existe o pronto-socorro, inclusive com socorristas habilitados para operar o desfibrilador. Mas não foi este o caso ontem”, disse o executivo à Reuters.

O Procon-RJ planeja convocar uma reunião com o objetivo de buscar um Termo de Ajustamento de Conduta que solucione a questão, conforme declarado pelo secretário estadual.

Fonte: Terra

Mais Lidas