Anvisa diz que aumento foi ‘exponencial’ e, por isso, temporada precisava ser suspensa. Atividades ficarão paralisadas até o dia 21
Edição DIÁRIO com agências
Após recomendar a suspensão da temporada de cruzeiros no país, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que quase 800 casos de Covid-19 foram confirmados a bordo das embarcações atracadas na costa do Brasil em um intervalo de apenas nove dias.
Veja também as mais lidas do DT
Segundo publicação no R7, desde que a temporada de 2021-2022 dos cruzeiros teve início, em novembro do ano passado, 829 pessoas, entre tripulantes e passageiros dos navios, foram diagnosticadas com o novo coronavírus. Desse total, só 31 casos foram confirmados entre 1º de novembro e 25 de dezembro. Os 798 restantes foram registrados de 26 de dezembro até o dia 03 de janeiro
De acordo com a Anvisa, 502 casos de Covid-19 foram diagnosticados entre tripulantes, o que representa 60% dos casos positivos a bordo das embarcações.
Integrantes da Anvisa, do Ministério da Saúde, da Casa Civil e outros órgãos do governo federal se reuniram no dia 3 de janeiro, com representantes dos estados e cidades em que os navios estão atracados, além de empresas do setor, para debater a situação das embarcações.
Os estados e municípios foram unânimes em reiterar a posição da Anvisa pela suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro no Brasil, até que se obtenham novos dados para melhor avaliação de eventual cenário de retomada.
A reunião culminou na suspensão, até o dia 21 de janeiro, das atividades de cruzeiros. Antes desse encontro, contudo, a Clia Brasil (Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros) já tinha anunciado a paralisação temporária da temporada de cruzeiros.
Segundo a Casa Civil, o Governo Federal continuará, nos próximos dias, a promover reuniões com municípios, estados e empresas para, juntos, reavaliarem a possibilidade do retorno das atividades.
PC