Na 2ª etapa do AbavMeeting SP, especialistas do setor se reuniram para comentar o presente e o futuro dos cruzeiros no Brasil
A temporada de cruzeiros 2022/2023 começou recentemente e promete ser a maior dos últimos tempos. E para falar sobre o presente e o futuro dos cruzeiros no Brasil, especialistas do setor se reuniram nesta sexta-feira (18), no AbavMeeting SP.
O painel trouxe o tema “Cruzeiros: investimentos e tendências para o presente e para o futuro da navegação.”
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Para debater o assunto estiveram presentes: Adrian Ursili, diretor geral da MSC Cruzeiros no Brasil e presidente da CLIA Brasil; André Mercanti, diretor comercial da Norwegian Cruise Line no Brasil; Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para a América do Sul e Central; e Mario Franco, conselheiro da CLIA Brasil e representante da Royal Caribbean no Brasil.
O moderador foi Marco Ferraz, presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).
Cruzeiros no Brasil: o momento atual do setor
“Navios em plena operação. Temos vários navios pelo mundo e recentemente inauguramos o MSC World Europa. Além disso, o MSC Fantasia acabou de chegar ao Brasil. E teremos o irmão gêmeo do MSC World Europa, o MSC World America”, comentou Adrian Ursilis, da MSC Cruzeiros
Dario Rustico, da Costa Cruzeiros, reforçou que estão em operação. Também, ele disse que, em sua opinião, “não deveriam ter cruzeiros apenas em temporada. Mas, deveriam ter cruzeiros no Brasil o ano todo”.
Além disso, conforme os painelistas comentaram, atualmente há 70 mil CNPJ´s de agentes de viagem.
“E 90% das nossas vendas são de agentes de viagem”, informou Adrian Ursilis. “E em 2024, vamos aumentar a oferta em 7%, trazendo mais navios e aumentando a oferta de tempo, em questão de temporada. “
Sustentabilidade nos cruzeiros
“Nós, da CLIA, pensamos em segurança do nosso hóspede, qualidade, meio ambiente e compliance”, comentou Marco Ferraz. E em seguida, Ferraz perguntou aos outros executivos quais os avanços das companhias marítimas em sustentabilidade.
Assim, Adrian Ursilis respondeu que: “Nós vivemos da economia azul. Ou seja, a economia do mar. Então, nós inauguramos recentemente o MSC World Europa, que é primeiro da frota movido 100% a GNL, em prol do meio ambiente. E rambém temos um trabalho muito forte com reciclagem e meio ambiente”.
Por sua vez, Dario Rustico lembrou que: “sustentabilidade não é mais uma marca. É uma maneira de viver. Então, temos que continuar investindo na sustentabilidade. Pois, são apenas alguns pontos no mundo que tem a oportunidade de gerar energia sustentável. E o Brasil é um deles”.
“As companhias marítimas tem a missão de levar oportunidades às comunidades mais pobres, nos portos, por exemplo. E além da parte social e econômica, nos navios, nós eliminamos quase 100% de plástico de uso único. Também, os nossos brindes, sejam mochilas ou outros, são feitos de materiais recicláveis”, disse André Mercati, da Norwegian.
Cruzeiros no Brasil e Remarcações
Por conta da demanda represada pela pandemia, grande parte dos embarques dessa temporada de cruzeiros no Brasil será por remarcações. “E nós acreditamos que os agentes prefiram a remarcação do que o reembolso. Isso porque permitimos a remarcação com 5% de comissionamento. Fora o comissionamento sobre pacotes com alimentos e bebidas e parcelamento em 12x sem juros. E sabemos a questão dos juros aqui no Brasil.”
Nesse sentido, Dario também concordou. “Por exemplo: se 1000 clientes pedem reembolso, não é automático. E um processo. Ainda que 1 pedir, é um processo. Então, nós também trabalhamos com remarcação. E aqueles que ainda não embarcaram, nós vamos atrás para remarcar e embarcá-lo. Porque não é bom termos um valor “parado” e porque temos um compromisso com o cliente”.
Para saber mais, acesse o site oficial do evento.
Por Caroline Figueiredo – repórter do DT.